Escolas e secretaria de Meio Ambiente promovem atividades para comemorar o Dia da Árvore

Alunos da Emef Padre Anthonius Lutes, de Nova Esperança, decoraram o muro da escola para o Dia da Árvore.FOTO: Semco/Claudio Postay

Alunos da Emef Padre Anthonius Lutes, de Nova Esperança, decoraram o muro da escola para o Dia da Árvore.FOTO: Semco/Claudio Postay


Árvore é sinônimo de vida. E este ano, a data comemorativa coincide também com o início da primavera. O Dia da Árvore é neste sábado (21), mas a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) antecipa a data e promove, nesta sexta-feira (20), às 14h, distribuição de mudas e oficina de recicláveis, na praça de Itacibá.


A data também está movimentando diversas escolas da rede municipal. As unidades estão empenhadas não só em comemorar a data, mas também em desenvolver ações que contribuam para o meio ambiente, tornando as escolas mais sustentáveis e verdes com projetos que vão desde desenho e pintura até cultivo de mudas e criação de jardim.


Exemplos de força de vontade e criatividade são os alunos do 6º ao 8º anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Padre Anthonius Lutes, de Nova Esperança, que puseram as mãos nas tintas. Com o incentivo dos professores das disciplinas de Artes, Português, Geografia e Ciências, os estudantes estão fazendo diversas pinturas no muro da escola, remetendo ao tema do meio ambiente e árvores também. O passo seguinte, em comemoração ao Dia da Árvore, é a criação de um jardim na área interna do colégio.


Além da pintura no muro, alguns estudantes da Emef Lutes levam mesmo jeito pra desenho e, como prova, confeccionaram uma revistinha em quadrinho. “Pensamos em fazer uma história que não fosse um desenho bobo, mas que remetesse a nossa realidade. Com este propósito buscamos nos aproximar da vida cotidiana e formulamos um conto que fala e ensina ações de preservação ao meio ambiente”, comentou Jheniffer Luiza de Oliveira, aluna do 8º ano.


 

??????????


 

Na sexta-feira (20), a Emef Vienna Rosetti Guterres, do bairro Santana, fará exposição dos trabalhos de alunos do 1º ao 5º anos, sobre natureza. Com as criações, será formada uma árvore gigante. Na Emef São Jorge, em Rio Marinho, 110 alunos, que participam do programa Mais Educação (foto ao lado), darão continuidade ao cuidado com a horta, cultivada por eles mesmos, desde maio deste ano.


No Centro de Educação Infantil (Cmei) Tereza Tironi Martins, do bairro Dom Bosco, haverá contação de história para alunos de um ano, na sexta-feira (20), e confecção de flores, feitas de material reciclável, para uma árvore. Para alunos de quatro anos, as professoras trabalharão com poesia e música.


 

Distribuição de mudas


Na sexta-feira (20), a secretaria de Meio Ambiente plantará uma muda de Aroeira, na praça de Itacibá, às 14h. Seguido do ato simbólico, haverá oficinas de reciclagem, atividades pedagógicas e entregas de mudas. Quem comparecer, também receberá panfletos sobre a importância da preservação das árvores. O objetivo do evento é conscientizar a população acerca da importância das árvores e incentivar atitudes sustentáveis.


 
Informações Adicionais:
Texto: Lorena Zanon
Jornalista responsável: Brunella França