Cadeiras de rodas em passeata simbolizam vítimas do trânsito

Motoristas, motociclistas e pedestres foram convidados a refletir sobre consequências dos acidentes e mudar atitudes.FOTO: Semco/Lucas Calazans

Motoristas, motociclistas e pedestres foram convidados a refletir sobre consequências dos acidentes e mudar atitudes.FOTO: Semco/Lucas Calazans


A Semana Nacional do Trânsito foi encerrada, nesta sexta-feira (20), com uma passeata na avenida Expedito Garcia, a principal via do município. Uma experiência única na vida de duas estudantes da rede municipal chamou a atenção de motoristas, moradores e pedestres. Em cadeiras de rodas pela primeira vez, Thayná e Stefanny, experimentaram a limitação do movimento das pernas, como acontece com milhares de pessoas que ficam paralíticas em acidentes de carro, a cada ano, no país.


A diferença da simulação é que as vítimas de verdade ficam presas à cadeira por longos períodos ou para o resto da vida. Com as estudantes da Escola Talma Sarmento de Miranda meia hora bastou para uma lição. “É péssimo. Imagine eu e a Stefanny para sempre sem poder andar porque confiamos em um motorista imprudente ao volante?”, falou Thayná Efigênio, colega de turma de Stefanny Kethelly, alunas do 9º ano. Dados do Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres (DPVAT) registraram 596 pessoas inválidas após se acidentar no trânsito das cidades brasileiras, em 2010.


 

passeatasnt1


Integrante da caminhada, a educadora social Marta Lúcia Moreira viveu o drama na família. A irmã e o cunhado trafegavam de moto pela avenida Carlos Lindenberg, em Vila Velha, no ano passado, quando foram atingidos pelo carro de um motorista bêbado. “Minha irmã está, hoje, com a perna direita dura. Meu cunhado perdeu o movimento do pé esquerdo. O motorista embriagado pagou fiança de R$ 450, na época, e foi para casa. Nem o tratamento dos meus familiares ele pagou”, contou Marta, segurando uma bandeira com o pedido de paz aos motoristas.


Semana Nacional do Trânsito


A Semana Nacional do Trânsito, em Cariacica, foi organizada pela equipe de Educação para o Trânsito, da secretaria de Serviços e Trânsito (Semset), e contou, ainda, com blitze educativas, nas ruas de Alto Lage e Campo Grande, e palestra para motoristas profissionais e estudantes, no Sest Senat. Nesta sexta-feira, com o tema “Paz no Trânsito”, a passeata de encerramento trouxe para a rua carro de som, balões e bandeiras brancos, e faixas e cartazes, que pediram paz, gentileza, valorização da vida, responsabilidade, segurança, uso do cinto de segurança e mudança de atitudes no trânsito.


Os agentes de trânsito municipais abriram passagem por todo o trajeto. Ao microfone, com o recurso do carro de som, o secretário da Semset, Wellinghton Nascimento de Lima, apresentou números do trânsito brasileiro, dignos de uma guerra. “O Brasil é o quarto país no mundo em mortes no trânsito, perdendo apenas para China, Rússia e Índia; 50 mil pessoas morrem no Brasil, a cada ano, sendo mil no Espírito Santo, vítimas da direção irresponsável. E 200 pessoas morrem todo dia por esse mesmo motivo”, destacou o secretário, que convidou todos a manter um minuto de silêncio em memória das vítimas.


 

 

passeatasnt3


“Meu desejo é ver a Educação para o Trânsito como disciplina em todas as escolas do país”, disse o secretário Wellinghton (de camisa branca, agachado). Expectativa compartilhada pelo coordenador da equipe de Educação para o Trânsito, da Semset, Leonardo Monteiro Folador (de camisa cinza, agachado). A equipe da Semset pode ser convidada para palestras nas escolas ao longo do ano. O telefone de agendamento é o 3346-6423.


 

 

 

passeatasnt4


 

Após a passeata, ficou a esperança de uma nova realidade. O vendedor de relógios Ramom Santos acompanhou tudo da calçada onde mantém uma banca, na avenida Expedito Garcia. Ele afirmou ter guardado bem os números assustadores da violência sobre rodas e decidiu: “Depois de ver essa manifestação, vou tirar o pé do acelerador e andar mais devagar com meu carro nas ruas”, revelou.


 

 

 

Passeata de encerramento da Semana Nacional do Trânsito, em Campo Grande


Galeria de imagens


Semco/Lucas Calazans




Informações Adicionais:

Texto: Evandro Costalonga


Jornalista responsável: Marcelo Pereira