Alunos vislumbram na prática as possibilidades de novos roteiros ecoturísticos em Cariacica
Por Marketing, postado em 20/09/2013

Trilha em meio à Mata Atlântica é percorrida por alunos do curso de guiamento turístico.FOTO: Semco/Claudio Postay
A sexta-feira começou mais cedo para a maioria dos alunos do curso de Técnicas de Guiamento em Atrativos Naturais. Isso porque, no último dia de aula, os 26 matriculados em busca de aprimoramento na área foram levados para vivenciar o conteúdo estudado ao longo das aulas. O destino, a Escola do Campo, em Duas Bocas, que abriga uma trilha em meio à Mata Atlântica, na zona de amortecimento da Reserva Biológica de Duas Bocas.
O caminho também era novidade para grande parte dos alunos, quase todos residentes em Cariacica. O contraste entre o azul do céu, o verde das matas e o vermelho da estrada era um prenúncio das belezas que estavam por vir. Apesar do sol forte, o vento fresco na altitude da escola, cerca de 460 metros acima do nível do mar, era um convite à caminhada.
Para acompanhar a trilha e compartilhar o conhecimento a respeito da rica biodiversidade local, alunos do 8º ano do ensino fundamental, dois professores e uma moradora da região fizeram às vezes de guias comunitários, personagens chave quando se pensa em outras maneiras de explorar o turismo, com ênfase à base comunitária e ao ecoturismo.
“Estamos vivenciando nosso aprendizado e está sendo muito gratificante. Eu não conhecia a escola e estou encantada. Aqui é possível sentir e estar no meio ambiente”, observou Marlucia Viana, que está iniciando um projeto de turismo familiar em Pau Amarelo, onde reside sua família.
Ao longo de quase duas horas de subidas e descida, os sons de aves e animais da mata compuseram a trilha sonora da caminhada. As pausas serviram para os componentes do grupo tecerem observações baseadas nos temas vistos em aula, como a importância do relacionamento com a comunidade do local, o desenvolvimento sustentável, a conservação ambiental e ainda suscitou a proatividade dos profissionais em criarem novos roteiros turísticos, ainda inexplorados pelo setor.
Avaliação
Entre os alunos, um dos mais empolgados com a atividade era Francisco Gabriel Rius, 63 anos, apelidado pelo grupo de anjo Gabriel. Engenheiro florestal honorário, nascido no Uruguai, mas morando no Brasil há mais de 40 anos, ele pretende continuar estudando. “O curso foi muito interessante, aprendi muitas coisas novas e me motivou muito a trabalhar mais em prol do meio ambiente. Eu vi que é possível fazer isso através do turismo. Essa trilha foi uma mistura de lazer com aprendizado e emoção, difícil de descrever”, relatou, emocionado.
Entre os mais jovens, Marciléia Silva, 23 anos, destacou a dinâmica pela qual o conhecimento foi passado. “Eu já tinha feito um curso semelhante, mas muito teórico. Aqui, pude conhecer melhor as potencialidades do município, que pouca gente, inclusive o cariaciquense, conhece. E é preciso conhecer lugares para indicar aos turistas. Essa trilha que percorremos hoje pode se tornar um ótimo roteiro”, assegurou a técnica em agenciamento e dona da empresa Moxuara Turismo.
Quem também aprovou a trilha na Escola do Campo foi o instrutor do curso, o turismólogo Felipe Ramaldes, 29 anos. “A atividade final é uma forma de conseguir alcançar o sentido prático do conteúdo do curso e estimular os alunos a irem além. A ideia é que eles formem um ou mais grupos e montem novos roteiros, independentes de poder público, trabalhando sempre com os conceitos de comunidade e de sustentabilidade”, frisou.
Qualifica ES
O curso de Técnicas de Guiamento em Atrativos Naturais foi oferecido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdetur), por meio da Gerência de Turismo, em parceria com a Secretaria de Estado de Turismo (Setur), criadora do Qualifica ES.
Desde 2010, o Qualifica ES forma novos profissionais na área com intuito de melhorar a receptividade do turista de fora do Estado. O Qualifica ES tem intuito de promover o desenvolvimento do turismo e estimular o crescimento sócio-econômico das regiões turísticas. Os cursos são ministrados por instrutores qualificados e criteriosamente selecionados. Em 2012, foram qualificadas 1.591 pessoas e a meta do projeto é beneficiar 5.485 profissionais até o fim de 2013.
Este ano, dois outros cursos já foram ministrados em Cariacica: Excelência na Receptividade ao Turista e Boas Práticas de Higiene e Manipulação de Alimentos.
Informações Adicionais:
Texto: Brunella França
Jornalista responsável: Marcelo Pereira