Orçamento Cidadão Mais Participativo anuncia resultados das plenárias que mobilizaram Cariacica em agosto e setembro

A Semplan aproveitou a ocasião para também apresentar as ações e programas do Plano Plurianual 2014-2016.FOTO: Semco/Lucas Calazans

A Semplan aproveitou a ocasião para também apresentar as ações e programas do Plano Plurianual 2014-2016.FOTO: Semco/Lucas Calazans


Um espaço democrático para esclarecimentos das dúvidas dos munícipes quanto ao andamento das obras e do novo modelo do O+P. Desta forma, o ciclo de audiências públicas para apresentação da nova metodologia do Orçamento Cidadão Mais Participativo (O+P) chegou ao fim nesta segunda-feira (16), na reunião geral promovida pela secretaria de Planejamento (Semplan). No encontro, o subsecretário da pasta, João Luiz Miossi, fez a retrospectiva das plenárias que mobilizou 845 moradores das 13 regiões do município e 100 pessoas nos O+P rurais.


A Semplan aproveitou a ocasião para também apresentar as ações e programas do Plano Plurianual 2014-2016 aos secretários municipais, vereadores, servidores e lideranças comunitárias que compareceram ao auditório do Palácio Municipal para participarem da reunião geral. O encontro atraiu 70 pessoas.


Na ocasião, os presentes puderam esclarecer suas dúvidas. Foi o que fez Léo Alexandre Almeida, 39 anos, morador de Sotema. Ele questionou a eficácia do novo modelo no O+P. “No modelo tradicional, já temos a preocupação de poucas pessoas participarem das plenárias. A opção de voto pela internet e celular vai abrir precedente para os moradores não irem às plenárias. Será que a comunidade não irá se prejudicar?”, questionou. Em resposta ao morador, o subsecretário esclareceu que a proposta é motivar a participação dos munícipes. “Quando colocamos a votação pela internet isso não é uma obrigatoriedade para as pessoas votarem. Outras cidades como Belo Horizonte, Ipatinga e Porto Alegre já possuem este modelo e o número de participantes cresceu. O que estamos querendo é promover mais um meio de votação,” explicou.


Planejamento


GERALOMAISP2


Na ocasião, os presentes puderam conhecer algumas ações e programas indicados no Plano Plurianual 2014-2016, o chamado PPA - Cidadão. O técnico da Semplan, Josenito Daniel Lemos, apresentou o resumo das propostas do plano e citou algumas das atividades previstas.


Lúcia Elena Rodrigues, 47, moradora de Porto Novo, veio conferir como está o andamento dos trabalhos na administração pública e prestou muita atenção nos programas do PPA – Cidadão. “Eu acredito que tem muita coisa para acrescentar, como os abrigos nos pontos de ônibus. Infelizmente o tempo não foi suficiente para apresentar todos os itens, mas as ações que foram expostas já são o primeiro passo para melhorar”, confia.


 

 

Informações Adicionais:


Texto: Analine Izoton


Jornalista Responsável