Vacinação contra a raiva continua no Centro de Controle de Zoonoses
Por Marketing, postado em 16/09/2013

Uma grande fila de moradores se formou na praça de Castelo Branco para vacinar os animais.FOTO: Semco/Claudio Postay
A vacinação de cães e gatos em Cariacica movimentou as pracinhas dos bairros neste sábado (14) e domingo (15). Cada morador acompanhado de seu animalzinho de estimação pôde expressar seu cuidado e responsabilidade ao ser atendido pelos mais de 500 profissionais da saúde, espalhados por diversos pontos da cidade, com o mesmo intuito: vacinar cães e gatos contra raiva e proteger tanto o animal, quanto toda a família, contra esse vírus letal. Quem não levou o seu animal para ser vacinado neste último fim de semana, deve procurar o Centro de Controle de Zoonoses, que funciona de segunda a sexta, das 7h30 às 17h, no bairro Campina Verde.
A gerente da Vigilância Epidemiológica de Cariacica, Denise Carramanhos, ligada à secretaria de Saúde (Semus), lembrou que os agentes receberam capacitação especial na última semana para cumprir a tarefa.
Na manhã de sábado (14), na praça principal do bairro Castelo Branco, os moradores foram chegando com seus animais. Aos poucos, uma grande fila foi se formando. Uns com cães de pequeno porte no colo. Enquanto outros levavam os animais na coleira mesmo. Alguns cachorros e gatos pareciam saber que a fila não era para petisco e, sim, para uma agulhada. Mas, mesmo assim, com muito jeitinho, os donos sabiam exatamente como ajudar os servidores a segurar os animais para receber a vacina. E, com apenas alguns segundos, todos os bichinhos já estavam liberados e com seus cartões de vacina devidamente preenchidos.
Tica, uma pinscher, estava bem assustada no colo de sua dona, Girleid Barbosa da Silva, 51 anos. Ela não perde uma campanha de vacinação e sempre leva sua pequena. “Ela se assusta porque não é acostumada a ver tantos cachorros. Mas o cartão dela está bem cheio, todo ano ela é vacinada. É muito bom poder contar com uma equipe da saúde que vem pertinho da gente”, comentou.
Três amigos, moradores de Castelo Branco, também levaram seus filhotes de gatos para serem imunizados. Com orgulho, exibiam os cartões que, pela primeira vez, foram preenchidos. “Temos que cuidar bem de nossos animais”, falou Lucas Vieira, 11, que deu um gatinho para os irmãos Thiago Wagner Alves, 12, e Davi Alves, 9.
Jessi Francisco da Silva, 63, com muito orgulho, carregava Duque, um cão de cinco anos, resgatado da rua. Todo o cuidado, com um cachorro que não é tão pequeno, expressava nada mais do que o xodó que tem pelo seu mascote. “É muito importante que a vacinação chegue até nós. Assim podemos cuidar sempre melhor de nossos animais de estimação”, contou Silva.
Vacinação
Durante todo o ano, no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), em Campina Verde, há vacinação disponível. Mas, durante a campanha, que ocorre segundo o protocolo do Ministério da Saúde, em regime anual, atingindo todas as localidades, busca-se diminuir a incidência da raiva e alcançar um maior número de animais imunizados.
Serviço:
Centro de Controle de Zoonoses (CCZ)
Endereço: Rua das Camélias, s/nº, bairro Campina Verde.
Referência: próximo ao ponto final de ônibus
Telefone: 3346-6519
Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 7h30 às 17h
Informações Adicionais:
Texto: Lorena Zanon
Jornalista responsável: Marcelo Pereira