Comunidade de Duas Bocas agradeceu prestação de contas do OP e comemorou o que já foi feito nas estradas
Por Marketing, postado em 16/09/2013

A comunidade de Duas Bocas parabenizou a prestação de contas da prefeitura de Cariacica.FOTO: Semco/Claudio Postay
A comunidade de Duas Bocas que esteve presente na prestação de contas das obras escolhidas no Orçamento Participativo de 2006 a 2012, neste sábado (14), ficou bem satisfeita com a transparência da atual gestão. A região, que ainda não tem estradas asfaltadas, está evoluindo com a atenção especial que a secretaria de Agricultura (Semag) tem dado e intermediado com a Prefeitura para solucionar os problemas mais graves.
Por conhecerem de perto a área rural, o secretário da Semag, Carlos Cesquim e o subsecretário Davi Barcelos, são os responsáveis por fazer a ligação entre a comunidade rural e a prefeitura. Essa plenária foi a terceira realizada no campo e interagiu com o mesmo propósito das últimas: apresentar a nova metodologia do Orçamento Cidadão Mais Participativo (O+P) e prestar contas do andamento das obras votadas em orçamentos passados.
No mês passado, o trecho que vai da subida de Duas Bocas até Destacamento de Cima recebeu aplicação de revsol para aliviar os transtornos na estrada causados pela chuva. A moradora da região, e também produtora, Terezinha de Jesus Nascimento Costa, 55 anos, agradeceu a melhoria, mas afirmou que ainda há outros trechos que necessitam de atenção. “A estrada de Patioba, subindo Duas Bocas, fica intransitável quando chove. Somos obrigados a deixar o carro lá e andar a pé para chegar em casa. Um pouco já foi feito, e agradecemos muito. Esperamos que, pelo menos, um paliativo seja feito até que possamos votar em novas obras”, comentou.
O representante de Duas Bocas e membro do Conselho Rural de Cariacica, Cosme Carlos da Silva, 42 anos, conhece de perto os problemas dos produtores da região. Para ele, foi importante mostrar a verdade aos moradores e falar o que dará ou não para fazer. “A comunidade aposta muito na nova gestão. Há 12 anos não víamos melhorias aqui. Parabenizamos o que a prefeitura já tem feito pelos produtores e esperamos a participação do secretário de Agricultura nas reuniões que, em breve, acontecerão na associação que será reativada”, contou.
Obras em atraso
Uma equipe da secretaria de Planejamento (Semplan) visitou todas as regiões do município para mostrar a nova metodologia do O+P, que terá contribuição da internet em futuras escolhas de obras, e para prestar contas das obras em atraso. Este ano não haverá votação, visto que aindam falam 267 obras, do OP de 2006 a 2012.
Espaço Cidadão
Na região de Duas Bocas, a internet ainda não chegou. Mas o gerente de Orçamento Participativo (OP) da Semplan, Heberton Pereira de Oliveira, informou aos moradores que na sede da prefeitura, em Alto Lage, há o Espaço Cidadão. Lá, o morador pode tirar dúvidas sobre as obras de seu bairro e dar sugestões. Esta sala é voltada para a comunidade, conta com mesa para reunião e um computador com internet. Se houver dúvidas, indo lá, estas serão esclarecidas pelos servidores da Semplan.
Informações Adicionais:
Texto: Lorena Zanon
Jornalista responsável: Marcelo Pereira