Defesa Civil atende chamados por causa das fortes rajadas de vento

Enquanto aguardava a chegada dos equipamentos para o corte da árvore, a Defesa Civil amarrou o tronco a um poste, para amenizar o risco de acidentes

Enquanto aguardava a chegada dos equipamentos para o corte da árvore, a Defesa Civil amarrou o tronco a um poste para amenizar o risco de acidentes



A Defesa Civil de Cariacica atendeu na manhã desta quarta-feira (6) os moradores  cujas casas foram afetadas pelas fortes rajadas de vento registradas na última terça (05). Foram registradas quatro ocorrências ocasionadas pelo fenômeno. Nenhuma pessoa precisou ser deslocada de sua residência e não houve feridos. A velocidade média das correntes de vento no município foi de 48 km/h, e chegou a atingir até 77 km/h.

O caso mais grave aconteceu no bairro Aparecida, onde uma árvore foi cortada após correr o risco de cair em cima de uma residência habitada por sete pessoas. A retirada da mangueira de quase dez metros foi realizada por meio de uma parceria com a Coordenação de Parques e Jardins, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam).

O servidor público Walcemir Souza mora há 23 anos no local e revela que, por conta da apreensão, mal pode dormir durante a noite. "Era uma árvore bastante antiga e já estava com o tronco apodrecido. Durante a noite, começamos a ouvir alguns estalos do tronco e notamos duas grandes rachaduras em sua estrutura. Entramos em contato com a Defesa Civil e a ação foi bem rápida. Não temos nenhum outro lugar para ir e corria o risco dela cair em cima da nossa casa", explica.

IMG_5096

O corte da mangueira foi realizado em parceria com a Semmam



O órgão também registrou ocorrências em Tabajara, com a queda de parte de uma árvore no pátio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Maria de Lourdes; enquanto que em Jardim Campo Grande, uma mangueira corria o risco de cair sobre o muro de uma residência. Já em Bela Aurora, o vento arrancou oito folhas de zinco de um imóvel, sem que ninguém se ferisse. Em todos os casos, a Defesa Civil fez o isolamento da área e tomou medidas paliativas para evitar possíveis acidentes.

Caso algum morador presencie alguma situação de risco, a Defesa Civil atende 24h por dia pelos telefones 9 8831-6000, 3346-6111, 3346-6112 ou ainda no 9 9894-9054.

Serviço
Plantão 24h Defesa Civil
Telefones: 9 8831-6000, 3346-6111, 3346-6112 ou no 9 9894-9054