Time de Cariacica está na final de handebol dos Jogos Escolares da Juventude
Por Marketing, postado em 13/09/2013
O objetivo é o título. Mais preciosamente, o quarto. As meninas do colégio Castro Alves, representantes do Espírito Santo, são as atuais tricampeãs de handebol (2007, 2008 e 2011) dos Jogos Escolares da Juventude, categoria 12 a 14 anos. Na manhã desta sexta-feira (13), elas venceram por 21 a 11 a semifinal contra o Motiva, da Paraíba.
A grande final será neste domingo (15), no ginásio da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que fica na cidade de Natal, sede dos Jogos. As adversárias já são bem conhecidas das capixabas. São as meninas do colégio Ábaco, de São Paulo.
As duas equipes se enfrentaram na fase de grupo e protagonizaram o que foi considerado, até agora, o melhor jogo de handebol feminino dos Jogos. O resultado? Vitória das tricampeãs por 20 X 19.
O técnico do time capixaba, Emérson Erlacher, falou sobre a expectativa para jogar a final. “Nós treinamos bastante. Desde o ano passado, estamos neste trabalho, visando a conseguir o tetracampeonato. Conseguimos um objetivo, que é chegar às finais e sabemos que vai ser muito difícil. Esperamos que tenhamos a capacidade de jogar o que a gente sabe e que essa capacidade seja suficiente para alcançarmos o resultado que a gente tanto almeja”, disse.
Sobre o fato de jogarem com os rostos pintados, a jogadora Evelyn Lopes, 14 anos, que fez o gol da vitória no confronto com as paulistas, esclareceu. “Desde o estadual, pintamos o nosso rosto. Essa pintura representa nosso sangue e nossa dedicação. É foco, força e fé”. A jovem sonha em se tornar jogadora da Seleção Brasileira. Ela começou a jogar handebol há menos de dois anos, por incentivo de uma prima. Antes, nunca havia praticado outro esporte.
Apoio
As meninas do colégio Castro Alves têm o apoio da Prefeitura de Cariacica, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Semcel). “Estamos apoiando na orientação e construção conjunta de um planejamento que visa a atrair investidores para o ano de 2014. E estamos ainda concluindo a adequação da Lei 4.369 de incentivo ao esporte, a fim de facilitar a celebração de convênios com entidades esportivas, inclusive o Castro Alves, já para o próximo ano”, disse o subsecretário Edvaldo Erlacher.
Para ele, o projeto da escola, que fica em Cariacica, é referência no Brasil, haja vista que a equipe busca esse ano o seu tetracampeonato consecutivo. “Eu diria que elas são as nossas meninas dos olhos e precisam do nosso apoio para que, efetivamente, sejam referência no desenvolvimento do esporte cariaciquense”, frisou.
O apoio em idade escolar, segundo Erlacher, é fundamental para o desenvolvimento do esporte, pois os grandes talentos esportivos surgem nas escolas. “Isso é modelo no mundo inteiro. No Brasil, apesar de toda a evolução, ainda somos embriões. Cariacica estará melhor preparada em breve e fará a cada ano mais investimentos no esporte de base. Temos absoluta certeza que, no governo Juninho, o esporte ganhará um novo conceito”, complementou.
Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), correalizados por Ministério do Esporte e Organizações Globo.
Informações Adicionais:
Texto: Brunella França
Jornalista responsável: Marcelo Pereira