Correspondência no conforto da própria casa

A definição oficial de número e nome de rua promoverá cidadania aos cidadãos que não podem receber correspondência em casa.FOTO: Semco/Claudio Postay

A definição oficial de número e nome de rua promoverá cidadania aos cidadãos que não podem receber correspondência em casa.FOTO: Semco/Claudio Postay


A segunda fase do Plano de Organização Territorial (POT) de Cariacica chega a sua etapa prática, com a pintura dos números padronizados de endereçamento das casas. Neste sábado (14), das 8h às 17h, residências e lotes do bairro Nova Rosa da Penha começarão a receber a identificação com números corretos. A Comissão de Implantação da Identificação dos Imóveis (Cipot), composta por servidores da secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Semdur), com apoio de funcionários dos Correios e da comunidade, irá percorrer diversas ruas do bairro identificando e pintando os números na fachada das residências.


A ação é realizada obedecendo à metodologia criada pela empresa Hiparc, contratada responsável pela implantação do POT, com base na Lei Municipal nº 4.948/2012 que padronizará os endereços da cidade. O Plano tem o objetivo de facilitar o trabalho dos Correios e de outros serviços postais, mas principalmente, promover o conforto do cidadão, que poderá receber encomendas e cartas diversas sem confusão devido a endereços não oficializados.


A partir deste fim de semana, sempre aos sábados, a equipe do Cipot estará em alguns dos 100 bairros do município de Cariacica. A ordem de visita dará prioridade às localidades que possuem problemas mais sérios de endereçamento. Até o fim de outubro, além de Nova Rosa da Penha, receberão as visitas moradores dos bairros Flexal I, Operário e Santa Luzia.


Para as pessoas ausentes no momento que a equipe passar ou para as que não autorizarem o registro, será emitida uma carta de aviso com a nova numeração oficial. Após o processo de pintura, o morador da rua visitada terá 60 dias para alterar os endereços de correspondências, prazo dos Correios para atualização.


Método


A metodologia de numeração utilizada em Cariacica foi criada pela Hiparc, embasada na Lei Municipal nº 4.948/2012 – de denominação de logradouros e numeração de Edificações.


Ela consiste em numeração sequencial de uma rua, tomada de uma extremidade à outra, de forma crescente, orientada pelas direções leste/oeste ou norte/sul.


Em casos especiais como os de logradouros próximos à linha d’água, como ocorre em Porto de Santana, a numeração iniciará pela extremidade mais próxima da faixa litorânea. Outra diferença será observada nos casos das rodovias BR-101 e BR-262, onde a numeração começará no cruzamento da divisa com a cidade.


Prazos


O contrato do POT é divido em quatro etapas com previsão de finalização em dezembro de 2014, exceto pelo trabalho de pintura que deve se estender. O plano de trabalho prevê que seja fechada, em média, a pintura em quatro bairros por mês, com término em setembro de 2015.


1ª Fase – Alteração da nomenclatura dos logradouros (exemplo: ruas sem nome, com ramificação, nome duplicado dentro de um mesmo bairro ou com 2 nomes em um mesmo segmento de rua, entre outras problemáticas).


2ª Fase – Metodologia de numeração e entrega dos mapas com os números para os agentes do CIPOT fazerem a pintura.


3ª Fase – Publicação da Lei do POT com audiência pública.


4º Fase – Entrega dos arquivos CEP para Correios e produtos finais.




Informações Adicionais:
Texto: Marlon Marques
Jornalista responsável: Marcelo Pereira