Primeiro Cras Móvel do Estado inicia atividades em Cariacica

Ônibus permitirá levar atendimento da assistência social à zona rural do município.FOTO: Semco/Claudio Postay

Ônibus permitirá levar atendimento da assistência social à zona rural do município.FOTO: Semco/Claudio Postay


A assistência social estará mais perto das comunidades rurais do município, levada por profissionais em um ônibus equipado para a prestação desse tipo de serviço. É o Cras Móvel, serviço inédito no Estado, que, a partir desta quinta-feira (12), terá as atividades iniciadas. O lançamento será na localidade de Cachoeirinha (nas imediações da Igreja Católica), das 10h às 16h. O Cras Móvel terá uma equipe volante formada por assistentes sociais, psicólogo, auxiliar administrativo, motorista e educador social.


Os profissionais serão responsáveis por incluir, orientar e encaminhar as famílias em situação de vulnerabilidade das áreas rurais do município para programas e serviços, como o Cadastro Único, que permite recebimento do Bolsa Família, da Cesta Cidadã, e a participação nos cursos do Pronatec, por exemplo. “São encaminhamentos necessários para o acesso à renda e para serviços da Proteção Social Básica”, explica Rutiléia Gomes Melo, coordenadora geral dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) de Cariacica. Cariacica conta com oito Cras fixos, localizados nos bairros Porto Novo, Padre Gabriel, Alto Mucuri, Nova Rosa da Penha, Campo Verde, Rio Marinho, Bela Aurora e Campo Grande.


Havia a necessidade de levar o serviço até as famílias mais vulneráveis das áreas rurais que, agora, será ofertado por meio do Cras Móvel, um ônibus adaptado e com acessibilidade. “O trabalho será feito em parceria com as secretarias de Desenvolvimento Econômico e Turismo, de Educação e de Saúde, além da secretaria de Agricultura e do Incaper, que detém os dados da população rural e o conhecimento geográfico da região”, revela Rutiléia. Segundo ela, existem 37.274 famílias cadastradas no CadÚnico, sendo 16.785 assistidas pelo Bolsa Família e 6.432 pessoas (entre idosos e deficientes) recebendo Benefício de Prestação Continuada.


Aquisição


crasmovelinicio1


O ônibus do Cras Móvel foi adquirido numa parceria dos governos Federal, Estadual e Municipal. “A unidade foi apresentada à comunidade no fim de 2012, e aguardava condições de entrar em funcionamento”, informou a subsecretária de Assistência Social, Lurdinha Zanon. A gerente de Proteção Social Básica, da secretaria de Assistência Social, Cristina de Souza (a penúltima pessoa, da esquerda para a direita na foto), explicou que será feita a busca ativa das famílias com perfil para o atendimento. Será feito contato com associações de moradores, igrejas, unidades de saúde e escolas. “Nosso objetivo é dar a atenção que a área rural de Cariacica merece, pois representa a maior parte do território do município”, revelou.


O ônibus ficará em um ponto da comunidade em dias específicos. Passado esse período, uma nova região será escolhida para receber o atendimento. Além do serviço na área rural nas segundas, terças e quartas-feiras, o ônibus do Cras Móvel estará todas as quintas-feiras em algum bairro da área urbana do município, com reunião de acolhida e triagem do CadÚnico; atendimentos, como cadastro das famílias, avaliação de inclusões, encaminhamentos e orientações; e palestras para grupos.


Cras


O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) presta serviços socioeducativos direcionados para grupos específicos, dentre eles, os grupos de convivência para crianças, jovens e idosos. O Cras tem também a função de gestão territorial da rede de Assistência Social Básica, promovendo a organização e a articulação das unidades referenciadas. O Cras atua como a principal porta de entrada do Sistema Único de Assistência Social (Suas), dada sua capilaridade nos territórios e é responsável pela organização e oferta de serviços da Proteção Social Básica nas áreas de vulnerabilidade e risco social.


O principal serviço ofertado pelo Cras é o de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), cuja execução é obrigatória e exclusiva. O Paif consiste em um trabalho de caráter continuado que visa a fortalecer a função protetiva das famílias, prevenindo a ruptura de vínculos, promovendo o acesso e usufruto de direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.


Serviço


Início das atividades do Cras Móvel, em Cachoeirinha


Quando: quinta-feira (12), das 10h às 16h
Onde: imediações da Igreja Católica, em Cachoeirinha, zona rural de Cariacica


Cronograma de atividades do Cras Móvel, em Cachoeirinha:


Primeira semana


- Segunda-feira: Reunião de acolhida, atendimentos e agendamentos;


- Terça-feira: Atendimentos (cadastro das famílias, avaliação de inclusões, encaminhamentos e orientações), palestra para grupos.


- Quarta-feira: Atendimentos em geral.


- Quinta-feira: Atendimento em área urbana.


Segunda semana


- Segunda-feira: Atendimentos em geral. Atividades com educador, de acordo com a demanda local.


- Terça-feira: Busca ativa na comunidade.


- Quarta-feira: Busca ativa na comunidade


- Quinta-feira: Atendimento em área urbana.


Terceira semana


Preparação, na secretaria de Assistência Social, para atendimento em outra localidade, com reuniões, visita ao local, mobilização, planejamento e avaliação de envolvimento de outras áreas da secretaria.


Quarta semana


Chegada à nova comunidade, desde que não haja alterações no cronograma.
Informações: 3346-6330 ou 3346-6331


Informações Adicionais:
Texto: Evandro Costalonga
Jornalista responsável: Marcelo Pereira