Cras Móvel realiza primeiros atendimentos em Cachoeirinha

Equipe volante atenderá por, aproximadamente, 15 dias em cada região.FOTO: Semco/Lucas Calazans

Equipe volante atenderá por, aproximadamente, 15 dias em cada região.FOTO: Semco/Lucas Calazans


Acolhimento, palestra, atendimento psicossocial e inscrição no Cadastro Único foram os primeiros serviços prestados pelo Cras Móvel de Cariacica. O serviço é pioneiro no Estado e foi lançado em Cachoeirinha, localidade da zona rural do município, na manhã desta quinta-feira (12). O Cras Móvel levou até a comunidade uma equipe volante formada por assistentes sociais, psicólogo, auxiliar administrativo, motorista e educador social. Os profissionais são responsáveis por incluir, orientar e encaminhar as famílias em situação de vulnerabilidade para programas e serviços, como o Cadastro Único, que permite recebimento do Bolsa Família, da Cesta Cidadã, e a participação em cursos. A informação da chegada da novidade se espalhou e vários moradores com perfil para atendimento da secretaria de Assistência Social vieram conferir.


 

 

cras_movel1


Cristina de Souza, gerente de Proteção Social Básica, da secretaria de Assistência Social (Semas) de Cariacica, disse que casos relativos a outras secretarias, Procon, Ministério Público e Defensoria Pública também serão encaminhados, quando identificados pela equipe. Ela destacou a importância e a satisfação de ver os usuários encontrarem um ônibus adaptado e equipado com tenda e cadeiras para as palestras do lado de fora e, dentro, espaço, material e mobiliário próprios para os atendimentos, além de ar-condicionado, banheiro e elevador na porta traseira, permitindo acessibilidade para cadeirantes.


 

cras_movel3


A dona de casa Marly Pereira veio de Sabão, localidade próxima a Cachoeirinha, buscar atendimento com psicólogo para o filho, de 10 anos. A família foi acolhida e atendida. “Vou acompanhá-lo pelos próximos 15 dias em que estaremos presentes na comunidade e, depois, farei o encaminhamento para prosseguir o tratamento na rede municipal de Saúde”, explicou Roberto Machado, psicólogo, integrante da equipe volante. Marly aprovou o serviço perto de casa.


 

 

Divulgação


cras_movel2


A divulgação da chegada do Cras Móvel a Cachoeirinha foi feita com carro de som percorrendo as propriedades rurais, com aviso nas missas, na reunião da Associação de Moradores e nas salas de aula da escola rural de Cachoeirinha. “Falei com os meus alunos e mandei recado para os pais deles, em casa. Muitos precisam dessa ajuda e se interessaram”, observou a professora Claudilene Facco.


 

 

 

Cras


cras_movel4


Cariacica conta com oito Cras fixos, localizados nos bairros Porto Novo, Padre Gabriel, Alto Mucuri, Nova Rosa da Penha, Campo Verde, Rio Marinho, Bela Aurora e Campo Grande. Havia a necessidade de levar o serviço volante até as famílias mais vulneráveis das áreas rurais. O secretário de Assistência Social, Douglas Lopes, mostrou satisfação com a implementação do Cras Móvel no município. “Desde que assumi a secretaria, era uma vontade minha e do prefeito Juninho ver esse ônibus percorrer o interior de Cariacica, levando os serviços e nossos profissionais que, após treinamento específico, estão preparados para servir bem à população. Estou feliz”, definiu.


 

Aquisição


O ônibus do Cras Móvel foi adquirido numa parceria dos governos Federal, Estadual e Municipal. A unidade foi apresentada à comunidade no fim de 2012, e aguardava condições de entrar em funcionamento. O veículo ficará em um ponto da comunidade em dias específicos, por aproximadamente 15 dias, por onde passar. Depois desse período, uma nova região será escolhida para receber o atendimento. Além do serviço na área rural, o Cras Móvel estará todas as quintas-feiras em algum bairro da área urbana do município. Os Cras atuam como a principal porta de entrada do Sistema Único de Assistência Social (Suas), dada sua capilaridade nos territórios e é responsável pela organização e oferta de serviços da Proteção Social Básica nas áreas de vulnerabilidade e risco social. Informações sobre o atendimento podem ser obtidas pelos telefones 3346-6330 e 3346-6331.


 

Inauguração do Cras Móvel, em Cachoeirinha


Galeria de imagens


Semco/Lucas Calazans



Informações Adicionais:


Texto: Evandro Costalonga


Jornalista responsável: Marcelo Pereira