Cras Móvel realiza primeiros atendimentos em Cachoeirinha
Por Marketing, postado em 12/09/2013
Acolhimento, palestra, atendimento psicossocial e inscrição no Cadastro Único foram os primeiros serviços prestados pelo Cras Móvel de Cariacica. O serviço é pioneiro no Estado e foi lançado em Cachoeirinha, localidade da zona rural do município, na manhã desta quinta-feira (12). O Cras Móvel levou até a comunidade uma equipe volante formada por assistentes sociais, psicólogo, auxiliar administrativo, motorista e educador social. Os profissionais são responsáveis por incluir, orientar e encaminhar as famílias em situação de vulnerabilidade para programas e serviços, como o Cadastro Único, que permite recebimento do Bolsa Família, da Cesta Cidadã, e a participação em cursos. A informação da chegada da novidade se espalhou e vários moradores com perfil para atendimento da secretaria de Assistência Social vieram conferir.
Cristina de Souza, gerente de Proteção Social Básica, da secretaria de Assistência Social (Semas) de Cariacica, disse que casos relativos a outras secretarias, Procon, Ministério Público e Defensoria Pública também serão encaminhados, quando identificados pela equipe. Ela destacou a importância e a satisfação de ver os usuários encontrarem um ônibus adaptado e equipado com tenda e cadeiras para as palestras do lado de fora e, dentro, espaço, material e mobiliário próprios para os atendimentos, além de ar-condicionado, banheiro e elevador na porta traseira, permitindo acessibilidade para cadeirantes.
A dona de casa Marly Pereira veio de Sabão, localidade próxima a Cachoeirinha, buscar atendimento com psicólogo para o filho, de 10 anos. A família foi acolhida e atendida. “Vou acompanhá-lo pelos próximos 15 dias em que estaremos presentes na comunidade e, depois, farei o encaminhamento para prosseguir o tratamento na rede municipal de Saúde”, explicou Roberto Machado, psicólogo, integrante da equipe volante. Marly aprovou o serviço perto de casa.
Divulgação
A divulgação da chegada do Cras Móvel a Cachoeirinha foi feita com carro de som percorrendo as propriedades rurais, com aviso nas missas, na reunião da Associação de Moradores e nas salas de aula da escola rural de Cachoeirinha. “Falei com os meus alunos e mandei recado para os pais deles, em casa. Muitos precisam dessa ajuda e se interessaram”, observou a professora Claudilene Facco.
Cras
Cariacica conta com oito Cras fixos, localizados nos bairros Porto Novo, Padre Gabriel, Alto Mucuri, Nova Rosa da Penha, Campo Verde, Rio Marinho, Bela Aurora e Campo Grande. Havia a necessidade de levar o serviço volante até as famílias mais vulneráveis das áreas rurais. O secretário de Assistência Social, Douglas Lopes, mostrou satisfação com a implementação do Cras Móvel no município. “Desde que assumi a secretaria, era uma vontade minha e do prefeito Juninho ver esse ônibus percorrer o interior de Cariacica, levando os serviços e nossos profissionais que, após treinamento específico, estão preparados para servir bem à população. Estou feliz”, definiu.
Aquisição
O ônibus do Cras Móvel foi adquirido numa parceria dos governos Federal, Estadual e Municipal. A unidade foi apresentada à comunidade no fim de 2012, e aguardava condições de entrar em funcionamento. O veículo ficará em um ponto da comunidade em dias específicos, por aproximadamente 15 dias, por onde passar. Depois desse período, uma nova região será escolhida para receber o atendimento. Além do serviço na área rural, o Cras Móvel estará todas as quintas-feiras em algum bairro da área urbana do município. Os Cras atuam como a principal porta de entrada do Sistema Único de Assistência Social (Suas), dada sua capilaridade nos territórios e é responsável pela organização e oferta de serviços da Proteção Social Básica nas áreas de vulnerabilidade e risco social. Informações sobre o atendimento podem ser obtidas pelos telefones 3346-6330 e 3346-6331.
Inauguração do Cras Móvel, em Cachoeirinha
Galeria de imagens
Semco/Lucas Calazans
Informações Adicionais:
Texto: Evandro Costalonga
Jornalista responsável: Marcelo Pereira