Cariacica receberá motos adaptadas para fazerem o trabalho de fumacê

Além do carro fumacê, a cidade contará com mais um recurso no combate à dengue.FOTO:  Divulgação

Além do carro fumacê, a cidade contará com mais um recurso no combate à dengue.FOTO: Divulgação


Entrar em locas inacessíveis ao carro fumacê, como becos e ruas estreitas. Essa é a função desempenhada pela moto fumacê. Um sistema de motos adaptadas com bombas, para fazerem o trabalho de dedetização, que estará nas ruas de Cariacica. A iniciativa está em fase de execução. A previsão é que até novembro elas já estejam em ação.


A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), estará fazendo a locação do serviço, que inclui 10 motos adaptadas, pilotos e a manutenção do veículo e das bombas. Caberá à Vigilância Epidemiológica fazer o roteiro a ser percorrido, monitorar o trabalho desempenhado, bem como orientar os profissionais que estarão nos bairros.


O fumacê serve para eliminar o Aedes aegypti adulto e o culex, também conhecido como pernilongo. A gerente de Vigilância Epidemiológica, Denise Carramanhos, argumenta que devido à extensão territorial e demográfica do município, o intrumento será muito útil nesse processo de combate. Os recursos para a execução do projeto são do Governo Federal.


 Aedes aegypti

O mosquito é o vetor da dengue, que é transmitida pela fêmea infectada com o vírus da doença.


Sintomas da dengue


Dor abdominal forte; dor de cabeça e atrás dos olhos; febre alta; dor nas articulações e manchas vermelhas no corpo. Esses são os sintomas da doença. Em caso de suspeita de estar com dengue, a pessoa deve se hidratar, ingerindo líquido, e procurar logo uma das unidades de saúde ou os prontos atendimentos do município. Importante não se automedicar, principalmente com ácido acetil salicílico (AAS).


Informações à Imprensa:
Texto: Verônica Aguiar
Jornalista responsável: Marcelo Pereira