Instituto Previdenciário (IPC) inaugura o Programa de Pré-Aposentadoria
Por Marketing, postado em 11/09/2013
![Um dos objetivos do programa é propiciar aos futuros aposentados maior entendimento sobre a nova fase de vida.FOTO: Semco/Claudio Postay](http://www.cariacica.es.gov.br/wp-content/uploads/2014/08/preaposentadoria1.jpg)
Um dos objetivos do programa é propiciar aos futuros aposentados maior entendimento sobre a nova fase de vida.FOTO: Semco/Claudio Postay
Apresentar ao servidor público condições para se ter uma boa aposentadoria e saber desfrutá-la por meio de hábitos saudáveis. Esta é uma das finalidades do Programa de Pré-Aposentadoria, promovido pelo Instituto de Previdência de Cariacica (IPC). O projeto iniciou nesta terça-feira (10) para orientar e auxiliar os funcionários que estão prestes a aposentar. Na ocasião, os presentes receberam informações sobre o programa e assistiram às palestras com o médico ortopedista Agostinho Bruzzi e a nutricionista Laís Vilela.
De acordo com a gerente de Assistência Social e Perícia Médica, Fabiana Lima, participaram do primeiro encontro 46 servidores com critérios para aposentadoria nos anos de 2013 e 2014. Os presentes são funcionários do Conselho Superior da Procuradoria Geral (Proger), do Gabinete do Prefeito e das secretarias de Serviço e Trânsito (Semset), Obras (Semob), Saúde (Semus), Finanças (Semfi) e de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Semdur).
Fabiana frisou que o IPC estará junto aos servidores para auxiliar na preparação da aposentadoria. “Vocês não estão sozinhos. Esta é uma fase em que, se não houver uma orientação, poderá ser uma experiência negativa”, reforçou. Ela informou que no dia 5 de novembro haverá outro encontro para esclarecer as dúvidas referentes à legislação e os procedimentos adotados para a concessão do benefício.
Palestras
Com o tema “Trabalhando o Corpo e a Mente para uma Aposentadoria Saudável”, o ortopedista Agostinho Bruzzi lembrou, durante a palestra, que o ser humano passa por ciclos naturais em sua vida. “A aposentadoria não é o final. Muito pelo contrário, é o início ou a continuação. Temos muito o que passar para a turma que está chegando ao serviço”, destacou.
Ele deu exemplo de como a aposentadoria não deve ser encarada. “Alguns colegas que cumprem um ciclo muito grande de trabalho, quando finalizam esta fase, fazem igual um caracol e se escondem dentro da ‘casinha’. Porém, pelo contrário, eles têm que sair e contar as experiências a outras pessoas,” alertou.
O engenheiro Mozart Antônio Correa, 60 anos, é funcionário da secretaria de Obras (Semob). Ele dedicou 35 anos ao trabalho e, no final do ano, irá solicitar o seu benefício. Sobre o encontro, ele afirma que foi importante. “Foi muito legal tendo em vista que a palestra foi importante para incentivar e transmitir uma mensagem positiva para o futuro” observou.
A nutricionista Laís Vilela apresentou uma série de dicas para garantir a qualidade de vida no período da aposentadoria. “Aposentar é um processo continuado, onde será possível você cuidar mais de você. Lute por sua felicidade e faça sua aposentadoria dar certo,” estimulou.
O fiscal de obras Antônio da Conceição, 54, atua também na Semob há 34 anos. Ele demonstrou satisfação em fazer parte do quadro dos funcionários municipais e parabenizou a iniciativa do IPC. “Tenho orgulho de estar na Prefeitura de Cariacica e aqui poder aposentar. Agradeço a Deus por toda a dificuldade e problemas que conseguimos enfrentar com muita honra e fé. Estou satisfeito por estar aqui, me preparando para aposentadoria. Espero que os meus colegas também estejam felizes”, comemorou.
Pré-aposentadoria
O programa está embasado no artigo 28 da Lei Federal 10.741/03, que detalha os direitos específicos para os idosos. O Estatuto do Idoso prevê que o poder público crie e estimule programas de preparação dos trabalhadores para a aposentadoria.
Os objetivos são: refletir com os servidores que estão na eminência de se aposentar, alternativas de enfrentamento para este período, levando-se em consideração a história de trabalho construída ao longo dos anos e as perspectivas de uma vida saudável pós-aposentadoria; informar e atualizar sobre as regras e leis que regem o Sistema Previdenciário; auxiliar na construção de novos projetos; propiciar maior entendimento sobre essa fase da vida; e oportunizar aos servidores (as) um espaço de integração e troca de experiências.
O Programa de Pré-aposentadoria também contemplará os servidores da Secretaria de Administração (Semad), Agricultura (Semag), Planejamento (Semplan), Educação (Seme) e a Câmara Municipal de Vereadores. No momento, não há uma data para a realização do evento.
Informações Adicionais:
Texto: Analine Izoton
Jornalista responsável: Marcelo Pereira