Audiência do O+P leva informações aos moradores sobre as obras da região 12
Por Marketing, postado em 11/09/2013
![Durante a audiência, foi comunicado que o bairro Padre Gabriel terá 53 ruas pavimentadas através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal.FOTO:Semco/Analine Izoton](http://www.cariacica.es.gov.br/wp-content/uploads/2014/08/OmaisP12.jpg)
Durante a audiência, foi comunicado que o bairro Padre Gabriel terá 53 ruas pavimentadas através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal.FOTO:Semco/Analine Izoton
Um encontro para o diálogo entre moradores e a Prefeitura Municipal a fim de apresentar o andamento das obras eleitas no Orçamento Participativo. Foi assim a audiência na região 12, que ocorreu nesta terça-feira (10), em Padre Gabriel. O encontro reuniu mais de 60 moradores dos bairros Campina Grande, Formate, Jardim Campo Grande, Parque Gramado, Santo André, Tiradentes, Santa Bárbara e Padre Gabriel.
Os participantes opinaram sobre a nova metodologia do Orçamento Cidadão Mais Participativo (O+P), solicitaram mais reuniões públicas e reivindicaram melhorias na infraestrutura dos bairros e o apoio da prefeitura para o desenvolvimento de projetos sociais na comunidade.
O secretário municipal de Planejamento, Juarez Fernandes, esteve presente e conversou com os moradores a respeito da participação da população na gestão pública municipal. “Eu reafirmo o que o prefeito tem dito: o orçamento participativo é uma conquista do povo de Cariacica e que está alcançando uma participação popular cada vez maior. O compromisso do atual governo é manter esta conquista. Nós entendemos que podemos avançar e conquistar mais ainda,” considerou Fernandes.
O subsecretário João Luiz Miossi, também reforçou a ideia da participação popular. “O tema da administração é “Vamos Governar Juntos”, mas só conseguiremos se houver a participação popular em massa. Ou seja, o prefeito só irá conseguir governar se os moradores estiverem próximos a ele, se houver troca de informação entre vocês e a administração municipal,” explicou.
O morador do bairro Santo André, Manoel Januário Cordeiro, 54 anos, sempre participa das audiências e plenárias dos orçamentos participativos. Para ele, os munícipes precisam frequentar mais dos encontros. “Poucas pessoas se interessam em vir às reuniões, vejo que ainda está fraca a participação. Quando temos uma população presente ajuda o governo a atender os anseios da comunidade. Por outro lado, as pessoas não têm esta consciência, pois estão desacreditadas com tantas promessas que não são cumpridas,” pontuou.
Durante a reunião, além das explanações sobre o novo modelo do Orçamento Mais Participativo e da prestação de contas das obras atrasadas desde os OPs de 2006, também foi comunicado aos moradores de Padre Gabriel que 53 ruas do bairro serão pavimentadas através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal. Porém, não há prazo para o início das obras.
O líder comunitário de Campina Grande, Sivanildo Silva Salmir, 53, aprovou o encontro. “Excelente porque esclareceu as dúvidas da comunidade sobre o andamento das obras. A ideia de utilizar a internet para votação pode ser boa e ruim ao mesmo tempo. Teremos o risco de perder uma obra por um voto. Além disso, o povo já acostumou com esse formato. No entanto, facilitará a mobilização da população para participar da plenária. Mas estou confiante no trabalho que está sendo desenvolvido,” posicionou-se.
Informações Adicionais:
Texto: Analine Izoton
Jornalista responsável: Brunella França