Bibliotecária faz campanha de livros no Facebook e arrecada cerca de 400 para escola

Quase 400 livros de literatura infantil foram doados para a escola.FOTO: Semco/Claudio Postay

Quase 400 livros de literatura infantil foram doados para a escola.FOTO: Semco/Claudio Postay


De uma ideia à realidade. Com ajuda das mídias sociais, a bibliotecária Ronilda Soares de Souza, 46 anos, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Maria Paiva, do bairro São Geraldo, fez uma campanha no Facebook, direcionada a seus amigos da rede, com a finalidade de arrecadar livros de literatura para o público infantil. Visto que a escola atende estudantes do 1º ao 5º anos, essa pequena façanha conseguiu sensibilizar muitas pessoas e rendeu quase 400 livros. Todos doados com muita boa vontade e, agora, disponíveis para os estudantes.


Ronilda começou a trabalhar na Emef no fim de 2012. Percebendo que a biblioteca tinha um acervo muito limitado de literatura infantil, resolveu fazer algo que pudesse ajudar. “Lembrei-me de uns amigos que já têm filhos crescidos e que poderiam ter algum livro no canto, sem uso. Muitos tinham pena de doar, então elaborei um texto chamado ‘Campanha do Desapego’. Compartilhei no Facebook com meus amigos e deu certo”, comenta.


 

ronildam


E como deu certo! A campanha começou no mês de junho deste ano e a escola conseguiu arrecadar cerca de 400 livros. Destes, 296 já foram catalogados e estão disponíveis para empréstimo na biblioteca. Agora, até revistinhas em quadrinhos, que antes eram inexistentes, recheiam a estante. Entre elas estão oito revistinhas de Ziraldo, um dos mais expressivos desenhistas brasileiros da atualidade e 10 da Turma da Mônica, do respeitado cartunista Maurício de Sousa.


De amigo em amigo, que compartilharam entre si a postagem do “Desapego”, a bibliotecária conseguiu muita ajuda. Até colegas da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), onde fez suas duas graduações e pós-graduação, e trabalhou durante três anos, ajudaram com os livros. “As doações vieram de colegas da época do meu curso de História, ex-chefes que trabalhei antes de ser bibliotecária, artistas locais, escritores, professores de outras escolas que são amigos meus e empresários. Até de Venda Nova do Imigrante veio uma caixa de livros, que estavam sendo guardados por afeição de uma família. Mas eles se sensibilizaram e, de lá, veio a maior parte da doação”, falou Ronilda.


As doações incluíram livros de escritores capixabas. A escritora Silvana Pinheiro, amiga e vizinha de Ronilda, doou quatro obras de sua autoria e uma caixa de outros autores infantis. Clássicos da literatura infantil brasileira, como títulos de Ana Maria Machado, Pedro Bandeira e Ruth Rocha também recheiam a prateleira.


“Para doar, a pessoa deixa um recado em meu Facebook. Marcamos um horário e eu vou até ela com a ajuda de um colega de trabalho (futuro bibliotecário), que possui carro, e que abraçou a campanha comigo. Também há casos em que as pessoas deixam na loja de um conhecido meu. Aí, eu passo e pego. Às vezes, as pessoas preferem deixar em minha casa, pois só podem levar no fim de semana. Tudo é combinado. Quando ganho algum livro e vejo que não atingirá meu público infantil, levo a sebos de amigos conhecidos e troco por livros infantis”, explica Ronilda.


Incentivo à leitura
Com toda essa dedicação, Ronilda conseguiu incentivar o gosto pela leitura até em crianças mais velhas, do 5º ano. “Meu foco são os estudantes mais novos. Mas, mesmo assim, vejo que os mais velhos acharam bacana o exemplo dos menores, e acabam frequentando mais a biblioteca. Quando os livros doados chegaram, eu precisei fechar a biblioteca por uma semana, para conseguir catalogar os recém-chegados e arrumar as prateleiras. Esse período aguçou muito a curiosidade dos alunos, que não perderam tempo e logo vieram estrear as obras novas”, declarou.


A “Campanha do Desapego” continua
Quem se interessou pela iniciativa e tem algum livro de literatura infantil em casa, em bom estado, e quer doar, pode fazer contato com a bibliotecária, pois a campanha continua. É só acessar a página dela no facebook (clique aqui), deixar um recado, que ela retornará o contato combinando a busca.



Livros doados


Galeria de imagens


Semco/Claudio Postay



Informações Adicionais:
Texto: Lorena Zanon
Jornalista responsável: Marcelo Pereira