Mais Médicos: primeira semana dos profissionais nas unidades de saúde
Por Marketing, postado em 09/09/2013
A população de Cariacica, desde a última terça-feira, já conta com o atendimento dos profissionais do programa Mais Médicos, do governo federal. Os 13 profissionais que atuam no município são, em sua maioria, jovens, como é o caso de Paulo Roberto Vieira Caldellas Júnior (foto ao lado), de 26 anos. Ele está trabalhando na unidade de saúde de Nova Brasília.
Júnior conta que é interessante para ele, como médico, poder acompanhar os pacientes. Ele explica que na rotina de uma unidade de saúde, é possível atender, fazer o diagnóstico, medicar e ainda há o retorno. “Você trata e vê o resultado”, observa. Ao contrário, por exemplo, do atendimento de urgência e emergência, que muitas vezes não permite um contato prolongado com o paciente.
A cuidadora de idosos Eliete Queiroz saiu de Cobilândia para ir à casa da própria filha, que mora em Nova Brasília. Chegando lá, se sentiu mal e resolveu procurar, pela primeira vez, a unidade de saúde do bairro. Ela foi atendida por Júnior e aprovou a consulta. “O doutor é muito atencioso e me tratou super bem. Estou com pressão alta e estava preocupada, mas agora já sei como me cuidar”, disse.
Valparaíso
Já Leandro Amorim, 25 anos, foi escalado para trabalhar na unidade de saúde de Valparaíso, que fica a poucos minutos de sua casa. Sobre a oportunidade, ele afirma que está gostando, principalmente por poder ajudar pessoas que moram próximas a ele. Na primeira semana, Amorim foi apresentado aos colegas de trabalho, conheceu a estrutura da unidade, e já começou o atendimento.
“Na unidade de saúde tem ginecologista, pediatra, dois clínicos, dentista, fisioterapeuta, reumatologista, entre outros profissionais. A estrutura física é nova, foi reformada há um ano e a farmácia tem os medicamentos necessários para atender a Atenção Primária. Nesse início, os pacientes ainda estão se acostumando ao fato de ter clínico geral todo dia, por isso a demanda está aumentando aos poucos. A população do bairro é educada, ouve com atenção as orientações dos médicos. Um dos objetivos agora é incentivá-la a participar das palestras voltadas para educação em saúde”, diz.
Ele conta que se inscreveu no programa Mais Médicos por três motivos. “Primeiro para mostrar que tinha médico brasileiro aqui. Segundo porque eu já fiz estágio em medicina de família e me interessei pela oportunidade. E terceiro porque tinha chance de trabalhar em uma unidade próxima a minha casa, como está acontecendo”.
O horário de atendimento de todos os profissionais do programa é de 7 às 16h.
Santa Bárbara
Entre os novos médicos, está Stephanie Millena Lorenzutti de Souza, 24, formada no fim de 2012. Ela está na unidade de saúde de Santa Bárbara e conta que a população tem demandado bastante os seus serviços. Além disso, a estrutura está favorável ao desenvolvimento de um trabalho de qualidade. “A unidade é nova, tem tudo direitinho e bem organizado. Vou aprender muito com a população daqui. Este programa é uma oportunidade de estudo, com retorno financeiro”, avalia.
Recepção
Os médicos foram recepcionados pelos coordenadores das respectivas unidades de Saúde, na segunda-feira (2), no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (Semus). O encontro serviu para tirar dúvidas dos profissionais em relação a carga horária e atividades. Do total de médicos que assumem seus postos em Cariacica, seis são de Vitória, quatro de Vila Velha, um de Guarapari e os outros dois, do próprio município.
O contrato deles é válido por três anos. A despesa do município será com auxílio moradia, transporte e alimentação. Os bairros beneficiados são Nova Canaã, Vila Graúna, Jardim Botânico, Campo Verde, Valparaíso, Santa Bárbara, Novo Brasil, Nova Brasília, Rio Marinho, Porto de Santana e Cariacica Sede.
Informações Adicionais:
Texto: Verônica Aguiar
Jornalista responsável: Brunella França