Moradores de Cariacica se preparam para o mercado de trabalho

Aula inaugural reuniu 300 alunos de oito cursos no auditório do Sest/Senat.FOTO: Semco/Lucas Calazans

Aula inaugural reuniu 300 alunos de oito cursos no auditório do Sest/Senat.FOTO: Semco/Lucas Calazans


Mais um grupo de cariaciquenses está sendo capacitado para, em breve, integrar o mercado de trabalho. São mais 300 alunos beneficiados pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Eles estão distribuídos por oito cursos, oferecidos em 12 turmas, e tiveram, nesta segunda-feira (2), a aula inaugural.


Ronilza Maria Teixeira, de 42 anos, faz parte desta turma. Ela conta que, em casa, sempre se arriscou na cozinha e foi aprovada pelos vizinhos e amigos, que se deliciavam com suas tentativas bem sucedidas de fazer da hora do lanche um momento ainda mais especial. Com o incentivo deles, ela resolveu fazer o curso de padeiro. "Gosto de cozinhar. Vou me qualificar naquilo que gosto de fazer e com isso ainda consigo complementar a renda", avalia.


Além do curso que Ronilza escolheu, há os de modelista, soldador, porteiro, vigia, pedreiro de alvenaria, eletricista predial e industrial, e almoxarife. O gerente de Capacitação Profissional e Geração de Emprego e Renda, Joe Lima, observa que a procura tem sido grande. "As pessoas estão entendendo que a qualificação profissional é o caminho para conquistar um lugar no mercado de trabalho. Há muitas empresas com vagas, esperando profissionais qualificados", frisou.


O prefeito de Cariacica, Geraldo Luzia Júnior, compareceu à aula inaugural para desejar aos alunos um excelente aprendizado. "Queremos que os postos de trabalho do município sejam ocupados pela nossa gente, que estará preparada. Estamos investindo nas pessoas, para transformar Cariacica na cidade do desenvolvimento com conhecimento", disse.


Os cursos são oferecidos pelo Pronatec em parceria com as secretarias municipais de Cidadania e Trabalho (Semcit) e de Assistência Social (Semas).


Público-alvo


As vagas do Pronatec são destinadas a pessoas que estão inseridas no Cadastro Único (CadÚnico), com idade igual ou acima de 16 anos, que moram em Cariacica e tenham conta na Caixa Econômica Federal (pode ser feita em casas lotéricas). A prioridade são as famílias referenciadas nos Cras, cadastradas no Cadastro Único e dentro dos critérios de cada curso. Aquelas pessoas que não estão cadastradas devem procurar o Cras de seu território e agendar o cadastramento.


Mais informações
Agência do Trabalhador
Endereço: Rua João Lopes Rogério, 6, Edifício Christi, segundo andar, Campo Grande. Referência: em cima da Farmácia Popular de Campo Grande.
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Telefone: 3346-6132.


Informações Adicionais:
Texto: Verônica Aguiar
Jornalista responsável: Brunella França