Sotelândia ganha reforma na sede da associação de moradores com telecentro
Por Marketing, postado em 02/09/2013
Sotelândia ganhou melhorias em dose dupla no último sábado (31). De uma só vez, a Prefeitura de Cariacica entregou a reforma da sede da Associação de Moradores do bairro e, nela, ainda inaugurou mais um telecentro. A comunidade poderá fazer suas reuniões e realizar suas atividades num espaço humanizado, amplo e confortável.
Uma das representantes da associação, a aposentada Maria Arlete Gomes, 70 anos, disse que a reinauguração da sede era só o primeiro passo. “Com esse prédio agora renovado, vamos trazer cursos de aperfeiçoamento no mercado de trabalho para a juventude do bairro. Agora, temos um ponto de apoio que vai reforçar a participação de todos no nosso movimento”, informou.
E essa participação passa também pela inclusão digital. Numa sala do segundo andar, foi instalado mais um ponto do Telecentro.BR. O programa é realizado por meio de uma ação conjunta da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Cariacica (Semdetur) e dos Ministérios das Comunicações, da Ciência e Tecnologia e do Planejamento.
Ao todo, oito computadores com internet banda larga estão à disposição da comunidade para que possam ser utilizados para pesquisas e agregar conhecimento. “Esses equipamentos ganharão manutenção da Prefeitura e a associação é que vai administrar o uso das máquinas, que será aberto a todos. O processo de inclusão digital promovido por esse projeto não para nas máquinas: os usuários são convidados a se aperfeiçoarem em outros programas como o Pronatec”, explicou o gerente de Desenvolvimento, Inovação e Tecnologia da Semdetur, Yuri Zonta.
Festa
Um reforçado café da manhã foi preparado para saudar os moradores que foram conhecer a nova sede. E já tinha fila para usar a internet. O frentista Márcio Salvador, 32, mora próximo à associação e não vê a hora dos cursos começarem. “Eu vou usar muito o que vai ser oferecido aqui. Capacitação nunca é demais. E minha filha de três anos vai poder se acostumar com a internet dentro em breve”, planejou.
O técnico em mecânica Darcy Themotio Filho, 23, também observa que a associação, com o telecentro, será sede de conhecimento no bairro. “Não será só uma melhoria para a entidade. Quem mora aqui vai poder se beneficiar com os cursos que, com certeza, vão acontecer”, acredita.
O estudante Adryan Kuster, 12, vê a novidade em seu bairro num sentido mais prático e imediato. “A internet da associação vai poder me ajudar nos trabalhos de escola. E vai ser mais perto de casa. Antes, a gente tinha que ir numa lan house”, comparou.
A reinauguração da sede contou com a presença do prefeito Geraldo Luzia de Oliveira e vereadores da região. Ele prestou contas de algumas entregas de obras em oito meses da atual gestão. “Saibam vocês que nossa equipe está trabalhando e faz questão de entregar essas melhorias sem barulho, sem pompa, sem alarde com inaugurações. Essas melhorias não são favores, são obrigações do poder público com Cariacica”, comparou.
Na ocasião, foram anunciadas inaugurações de telecentros no mês de setembro nos bairros Santa Paula, Alto Boa Vista, Santana e Porto de Santana. Atualmente, a cidade conta com 14 unidades do programa.
Informações Adicionais:
Texto: Marcelo Pereira
Jornalista responsável: Brunella França