Profissionais do “Mais Médicos” apostam em atendimento mais atencioso com os pacientes em Cariacica

Chegada destes médicos ao município é uma forma de fortalecer o atendimento na atenção primária.FOTO: Semco/Claudio Postay

Chegada destes médicos ao município é uma forma de fortalecer o atendimento na atenção primária.FOTO: Semco/Claudio Postay


Reforço nas unidades de saúde de Cariacica. Os 14 profissionais do programa “Mais Médicos”, do governo federal, foram recepcionados pelos coordenadores das unidades de saúde escolhidas para recebê-los, na manhã desta segunda-feira (2), no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (Semus). Durante a reunião, dúvidas foram tiradas e orientações sobre carga horária e atividades desenvolvidas pelos bolsistas foram passadas. Todos começam a atuar nas unidades a partir desta terça-feira (3). Destes, sete são de Vitória, quatro de Vila Velha, um de Guarapari e os outros dois, do próprio município.


Cariacica é o segundo município, junto com Vitória, que mais recebeu os médicos pelo programa federal. O contrato destes profissionais, que serão distribuídos para atuarem nas unidades de saúde de Nova Canaã, Vila Graúna, Jardim Botânico, Campo Verde, Valparaíso, Oriente, Santa Bárbara, Novo Brasil, Nova Brasília e Rio Marinho, Porto de Santana e Cariacica Sede, tem validade de três anos. Em contrapartida, para manutenção dos médicos em Cariacica, a despesa do município será com auxílio moradia, transporte e alimentação.


A gerente de Atenção Primária da Semus, Solange da Costa Neves, ressaltou que a chegada destes profissionais ao município é uma forma de fortalecer o atendimento médico na atenção primária. “Os custos com estes médicos serão pequenos para o município, se comparado com o benefício. Estamos apostando em um atendimento diferenciado para a população”, declarou.


maism1


O supervisor da Unidade de Saúde de Vila Graúna, Josué de Assis, 29, ressaltou que a chegada do médico lá está sendo muito aguardada. “A agenda dele já está cheia pra essa semana. Para nós, é uma grande mudança tudo isso, visto que estamos fazendo planejamento junto com o médico e tudo mais. Nossa unidade demanda muito, principalmente, por parte de pediatra. Por esses profissionais serem generalistas, vai ser um avanço muito grande para a população”, afirmou.


 

 

 

Médicos


maism2


Sérgio Brandolini, 63, é o mais experiente da turma recém-chegada. Com 36 anos de atuação na especialidade de otorrinolaringologia, o médico, que atuará na unidade de saúde de Rio Marinho, está otimista para fazer a diferença no município. Ele, que já atuou em uma clínica particular do município por mais de uma década, comentou já conhecer um pouco da realidade local. “Minha proposta sempre foi fazer a diferença para melhor. Para que eu mesmo não me sinta mais um e para que eu possa me respeitar como médico, oferecendo mais dignidade aos pacientes”. Quando indagado porque decidiu participar do programa, firmemente respondeu: “A vida é uma mudança. Nada melhor que fazer isso da maneira que gostamos”, completou Brandolini.


 

maism3


Entre os novatos, está Stephanie Millena Lorenzutti de Souza, 24, formada no fim de 2012. Ela chegou estagiar em uma unidade de saúde de Vila Velha, e ao conhecer a de Santa Bárbara, onde irá atuar, ficou impressionada com a estrutura. “A estrutura física da unidade já foi um ponto positivo. Atuei pouco tempo em Vila Velha, mas pude sentir o dia-dia de uma unidade de saúde. Estou bem animada e espero mudar, no que estiver ao meu alcance, o padrão de saúde aqui. Meu direcionamento será fazer um trabalho de prevenção, pois atenção primária é isso”, comentou Millena.


 

 

 

Orientações sobre o Mais Médicos em Cariacica


Os médicos bolsistas vinculados ao programa “Mais Médicos” deverão cumprir a carga horária de oito horas de trabalho diário. Suas atividades são de médicos-assistenciais generalistas, ou seja, de atendimento à mulher, criança, idoso e adulto. Estes profissionais também farão atividades de educação em saúde e visitas domiciliares à pacientes acamados.


Programa Mais Médicos


Lançado pelo governo federal em julho deste ano, o programa “Mais Médicos” pretende aumentar o número de médicos atuantes na rede pública de saúde em regiões carentes, e permite a vinda de profissionais estrangeiros ou de brasileiros que se formaram no exterior sem a necessidade de revalidação do diploma. Os profissionais que aderirem receberão bolsa de R$ 10 mil.


O número de médicos para o município ainda é pequeno. Contudo, o processo não foi concluído. Falta saber o número de profissionais com graduação no exterior e o de estrangeiros que vão participar da segunda etapa da iniciativa, e que estarão interessados em atuar na cidade.


 

 

Informações Adicionais:
Texto: Lorena Zanon
Jornalista responsável: Brunella França