Orçamento cidadão mais participativo na região 8: morador deve ser protagonista nas decisões
Por Marketing, postado em 02/09/2013

Subsecretário de Planejamento, João Luiz Miossi (de pé, com microfone), explicou a importância da participação popular na gestão pública.FOTO: Semco/Claudio Postay
Lideranças comunitárias e demais moradores presentes na oitava audiência pública do Orçamento cidadão mais participativo (O+P) foram chamados a tomar a frente nas decisões sobre a gestão da Administração Pública no município. O recado foi dado pelo subsecretário de Planejamento, João Luiz Miossi, na última sexta-feira (30), na Escola Estadual Zaíra Manhães de Andrade, em Nova Rosa da Penha I. A região 8 abrange os bairros Porto Engenho, Porto das Pedras, Vila Cajueiro, Pica-Pau, Nova Esperança e Nova Rosa da Penha.
Os encontros do O+P começaram no dia 14 de agosto e vão até o dia 16 de setembro. As audiências públicas são organizadas pela secretaria de Planejamento (Semplan) e visam a reunir os moradores das comunidades de cada região administrativa para a prestação de contas e a apresentação da nova metodologia do orçamento participativo. Um dos pontos chave tratados com os moradores nas audiências é a decisão de não votar novas obras em 2013 para dar andamento e concluir as que estão atrasadas desde 2006.
O gerente do O+P, Heberton Pereira de Oliveira, prestou contas do andamento das obras. “Na região 8, já contabilizamos sete obras concluídas pela atual administração. E ainda restam 16, entre drenagem e pavimentação de ruas e finalização da construção das duas unidades de saúde (US) da região. A US de Nova Rosa da Penha I, por exemplo, é do OP de 2006, e deverá ser entregue nos próximos meses”, revelou. Heberton também apresentou o assessor da chefia de gabinete, Adilson Avelina, como representante da prefeitura, responsável por ser o elo com as comunidades da região.
Comunidade
O porteiro e assessor parlamentar Erli Peixoto mora em Nova Rosa da Penha I. Ele esteve na audiência pública e trouxe uma lista de 13 obras importantes, ainda inacabadas. “Todas elas são necessárias para nós, mas uma das mais urgentes é a drenagem e pavimentação da rua 108, em Nova Rosa da Penha II. Quando chove, a água empoçada atrapalha muito as crianças chegarem à Escola Teotônio Vilela”, disse. A rua tem previsão de início das obras em 2014.
A preocupação do secretário da Associação de Moradores de Nova Rosa da Penha, Rodrigo Barbosa Rodrigues, é de que o que foi prioridade em OPs anteriores, como em 2006 e 2007, já não seja mais. “Nós, da Associação, podemos dizer à Administração o que é prioritário no momento. Daí, a importância de sermos ouvidos e participarmos de perto”, comentou.
Mais Participativo
O Orçamento Cidadão Mais Participativo é uma política democrática pela qual os cidadãos podem definir as obras e serviços prioritários. Este trabalho é realizado em conjunto com as experiências técnicas dos servidores públicos e da vivência dos moradores a partir da realidade de seus bairros. Em Cariacica, a Semplan tem incentivado a participação popular através da internet, utilizando as redes sociais e aplicativos para celulares.
As audiências públicas do O+P estão servindo, ainda, para estimular os moradores dos bairros a pedirem mais do que obras. Integrante da equipe do O+P, Wanderlei Thomas, explicou que as comunidades podem se reunir para pedir projetos de dança, música, teatro, hortas comunitárias e muito mais. “São atividades com resultado positivo entre os moradores, que vão além das obras, onde cada pessoa pode ocupar o seu tempo produtivamente. Esperamos receber os líderes comunitários com as sugestões. O local para fazer isso é o Espaço Cidadão, no prédio da prefeitura, em Alto Lage, onde buscaremos os meios para desenvolver as ideias nos bairros”, informou.
Calendário das Audiências Públicas Regionais
- Dia 3 de setembro (terça-feira), às 19h
Região 9 – Emef Valdice Alves Baier, Rua Alfredo Couto Teixeira, S/N, Antônio Ferreira Borges.
- Dia 5 de setembro (quinta-feira), às 19h
Região 10 – Emef Elvira Benedita Cardoso da Silva, Av. Mochuara S/N, Novo Brasil.
- Dia 6 de setembro (sexta-feira), às 19h
Região 11 – Emef Rosa da Penha, Rua Castelo, 34, Rosa da Penha.
- Dia 10 de setembro (terça-feira), às 19h
Região 12 – Emef – Renascer. Av. Padre Gabriel, S/N, Padre Gabriel.
- Dia 12 de setembro (quinta-feira), às 19h
Região 13 – Associação dos Produtores Rurais, Rua Principal, S/N, Roda D’Água.
- Dia 14 de setembro (sábado), às 15h.
Área Rural - Emef Getúlio Brandão Leite, em Sertão velho.
Reunião Geral
- Dia 16 de setembro (segunda-feira), às 15h30
Auditório da Prefeitura Municipal de Cariacica, Alto Lage.
Informações Adicionais:
Texto: Evandro Costalonga
Jornalista responsável: Marcelo Pereira