Moradores elogiam ação conjunta de secretarias em Vila Oásis
Por Marketing, postado em 02/09/2013

Famílias de Vila Oásis receberam serviços de 10 secretarias da Prefeitura.FOTO: Semco/Claudio Postay
Uma ação conjunta de secretarias fez a diferença nas áreas de saúde, assistência social e cidadania para as 109 famílias do conjunto residencial Vila Oásis no último sábado (31). Durante toda a manhã, os moradores tiveram a sua disposição serviços gratuitos de corte de cabelo, exames preventivos, oficinas de artesanato e sustentabilidade, além de visitas domiciliares contra a dengue e recolhimento de lixo e móveis velhos.
Toda a estratégia partiu de demandas da própria comunidade, que elogiou a iniciativa. A dona de casa Tereza Souza Viana, 39 anos, aprendeu a fazer chaveiros de pano. Ela se matriculou num curso rápido da Ong Reciclafolia, cuja sede é em Santo Antônio, em Vitória. A organização foi convidada pela Gerência de Igualdade Racial, da Secretaria de Cidadania e Trabalho (Semcit). “Eu não tinha ideia do quanto a gente pode fazer só usando pedaços e retalhos de pano que sobram das costuras. Gostei muito e já estou pensando em montar um esquema para vender o que eu produzir”, planejou. Tereza disse que toda ação nesse estilo é bem-vinda para Vila Oásis.
A mesma opinião teve Cristina Maria Gomes, 35. “Deveria acontecer mais vezes, pois a gente acaba aprendendo muita coisa, além de saber como usar os próprios serviços da prefeitura”, opinou. E ela nem era moradora do lugar. “Moro em Porto Novo e, assim que soube, vim aqui para participar dessas oficinas”, explicou. A manhã rendeu para ela: saiu de lá sabendo fazer adereço de cabeça e broches de pano em forma de flor. Seu filho, Henrique, de 10 anos, também aproveitou. Cortou o cabelo e se divertiu na “Pesca Nutritiva”, montada pela equipe do Banco de Alimentos. Cada “peixe” de brinquedo pescado pelo garoto vinha com informações relacionadas aos valores vitamínicos de alimentos. “Aprendi o quanto é bom a gente comer legumes, frutas e verduras. Vou passar a colocar mais amarelo no meu prato com cenoura, abóbora e tangerina”, prometeu.
A barraca da Agência do Trabalhador era também muito disputada. A gerência de Capacitação Profissional e Geração de Emprego e Renda fez o cadastro dos interessados em participar dos cursos de qualificação profissional. Um deles foi o motorista Sérgio Rosindo da Silva, 46. “O atendimento foi ótimo e fiquei conhecendo mais informações sobre a Agência do Trabalhador. Muita gente aqui não sabia que a prefeitura também oferece esse serviço”, informou.
O estudante Ronison Coutinho, 16 anos, virou fã da ação. Ele aproveitou praticamente tudo o que foi apresentado. “Cortei o cabelo, tomei vacinas, fiz oficina de máscara de congo, minha casa foi visitada pelo pessoal para combater a dengue e aprendi o que a gente tem que comer para ficar saudável”, revelou, orgulhoso com as tatuagens removíveis que fez no braço com o nome dos pais.
Participaram do dia D em Vila Oásis as secretarias de Assistência Social (Semas), de Serviços e Trânsito (Semset), de Educação (Seme), de Saúde (Semus), de Meio Ambiente (Semmam), Esporte, Cultura e Lazer (Semcel), Cidadania e Trabalho (Semcit), Obras (Semob), Desenvolvimento Urbano e Habitação (Semdur) e de Governo (Semge). Seus representantes farão um balanço nesta terça-feira (3), contabilizando número de atendimentos e estratégias de futuras intervenções desse estilo em outras regiões de Cariacica.
Informações Adicionais:
Texto:Marcelo Pereira
Jornalista responsável:Brunella França