Aula inaugural para oito novas turmas do Pronatec nesta segunda

Além do curso profissionalizante, alunos recebem auxílio para transporte e lanche.FOTO: Semcit

Além do curso profissionalizante, alunos recebem auxílio para transporte e lanche.FOTO: Semcit


Oito novas turmas de cursos profissionalizantes começarão as aulas nesta segunda-feira (2), às 18h, no auditório do Sest/Senat. São 300 novos alunos divididos entre os cursos de eletricista predial; eletricista industrial; porteiro e vigia; modelista; padeiro; pedreiro de alvenaria; almoxarife e soldador.


Os cursos são oferecidos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), em parceria com as secretarias municipais de Cidadania e Trabalho (Semcit) e de Assistência Social (Semas). Atualmente, outras oito turmas estão em aulas. Só este ano, 756 alunos já foram formados pelos cursos.


De acordo com o gerente de Capacitação Profissional e Geração de Emprego e Renda, Joe Lima, cerca de 30% dos alunos formados já estão inseridos no mercado de trabalho. Para 2013, estão previstas mais 1.200 vagas em cursos de: auxiliar de pessoal; almoxarife; auxiliar administrativo; confeiteiro; montador e reparador de computadores; açougueiro; costureiro; confeccionador de lingerie e moda íntima; linguagem brasileira de sinais (Libras); maquiador; soldador MIG/MAG; operador de empilhadeira e porteiro/vigia.


Quem quiser mais informações e está interessado em ingressar nas novas turmas, deve procurar a Agência do Trabalhador ou a rede de Centros de Referência de Assistência Social (Cras), portando cópia do CPF, da carteira de identidade, do comprovante de residência e de conta na Caixa Econômica Federal. Isso porque o Pronatec oferece aos alunos uma ajuda de custo para passagens e lanche.


Público-alvo
As vagas do Pronatec são destinadas a pessoas que estão inseridas no Cadastro Único (CadÚnico), com idade igual ou acima de 16 anos, que moram em Cariacica e tenham conta na Caixa Econômica Federal (pode ser feita na lotérica). A prioridade são as famílias referenciadas nos Cras, cadastradas no Cadastro Único e dentro dos critérios de cada curso. Aquelas pessoas que não estão cadastradas devem procurar o Cras de seu território e agendar o cadastramento.


Mais informações
Agência do Trabalhador
Endereço: Rua João Lopes Rogério, 6, Edifício Christi, segundo andar, Campo Grande. Referência: em cima da Farmácia Popular de Campo Grande.
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Telefone: 3346-6132.


Informações Adicionais:
Texto: Brunella França
Jornalista responsável: Marcelo Pereira