Moradores de Vila Oásis serão beneficiados com os serviços oferecidos pelo município neste sábado (31)
Por Marketing, postado em 30/08/2013

O objetivo da ação é atender as demandas das famílias moradoras do conjunto habitacional de Vila Oásis.FOTO: Semco/Claudio Postay
As famílias residentes das 109 casas do conjunto habitacional do bairro Vila Oásis terão, próximo de seus lares, acesso aos serviços de saúde oferecidos pelo município, oficinas de artes, de conscientização ambiental e recreativa, entre outras atividades. A ação acontece neste sábado (31), das 8h às 12h, na entrada do conjunto habitacional. O dia D é resultado da ação conjunta entre as secretarias de Assistência Social (Semas), de Serviços e Trânsito (Semset), de Educação (Seme), de Saúde (Semus), de Meio Ambiente (Semmam), Esporte, Cultura e Lazer (Semcel), Cidadania e Trabalho (Semcit), Obras (Semob), Desenvolvimento Urbano e Habitação (Semdur) e de Governo (Semge).
De acordo com a subsecretária da Semas, Lurdes Zanon, o objetivo é atender as demandas da comunidade local. “A secretaria de Governo reuniu algumas secretarias para promover, numa articulação intersetorial, ações que possam dar uma resposta às reivindicações da população. Prefeito e secretários, juntos, poderão encontrar meios para minimizar as necessidades dos moradores daquele bairro,” explica. Confira, a seguir, a ação de cada secretaria.
Saúde
Os serviços de saúde oferecidos são a vacinação contra hepatite, difteria, tétano e H1N1, entre outras doenças; a detecção precoce de câncer de boca; teste rápido de HIV, sífilis e hepatite B e C; aferição de pressão e medição da taxa de glicose. Além disso, será realizado a visita domiciliar dos agentes da dengue; orientação e distribuição de panfleto informativo sobre saúde do homem, da mulher, criança, idosos, adolescente, tabagismo e das diversas doenças, como sífilis, hanseníase, leishmaniose e orientações para prevenções de acidentes por animais peçonhentos pós-enchentes.
Cidadania e Trabalho
A secretaria de Cidadania e Trabalho (Semcit) também estará presente. A gerência de Capacitação Profissional e Geração de Emprego e Renda fará o cadastro dos interessados em participar dos cursos de qualificação profissional. Também será oferecido o serviço de corte de cabelo.
A Gerência dos Direitos da Mulher, vinculada à Semcit, realizará orientações sobre os direitos da mulher e a Lei Maria da Penha com distribuição de panfletos informativos e entregas de brindes. Também será realizada uma oficina de chaveiros e acessórios para cabelo, entre outras atividades. E a Gerência de Igualdade Racial orientará sobre as políticas afirmativas contra o preconceito.
Meio Ambiente
A secretaria de Meio Ambiente (Semmam) levará mudas de plantas ornamentais e entregará uma cartilha para orientação do plantio e preservação. Também serão distribuídos na comunidade outros materiais informativos referentes à preservação do manguezal e orientação sobre desastres naturais.
A Semmam em conjunto com a secretaria de Serviços e Trânsito (Semset) irá oferecer o serviço de papa-móveis de Cariacica e informações do itinerário do carro coletor do lixo. O trabalho com as crianças será desenvolvido através de oficinas sobre o lixo e o manguezal e de dinâmicas que promoverá a conscientização da coleta seletiva.
A Semset também enviará uma equipe de limpeza ao local. O mutirão irá fazer a varrição das ruas, capinagem e pintura de meio-fio.
Assistência Social e Cultura
A secretaria Assistência Social (Semas) levará ao local o CRAS Móvel. As pessoas que não são atendidas pelo serviço poderão ser inseridas no Cadastro Único, através do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). E não para por aí. O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) promoverá oficinas de histórias, pinturas, entre outras atividades recreativas.
A equipe do Banco de Alimentos realizará uma “Pesca Nutritiva”. Nessa pescaria de brincadeira, as crianças irão “pescar” um determinado produto e depois receberão informações do teor vitamínico do “peixe” capturado. Poderá ser um iogurte ou uma fruta. Além disso, os pequenos desfrutarão da cama elástica, piscina de bolas, algodão doce e pipoca.
A garotada também poderá participar da oficina de máscara de congo, que será organizado pela secretaria de Cultura, Esportes e Lazer (Semcel).
Educação
Uma equipe da secretaria de Educação (Seme) estará presente na ação para coletar os dados sobre as famílias e ouvir as demandas dos moradores. Eles farão um mapeamento da realidade educacional das crianças da região. As informações serão analisadas pelos técnicos da Seme. Eles realizarão o diagnóstico e apontarão as soluções cabíveis às reivindicações. Posteriormente, os moradores receberão o retorno.
Segundo Lurdes Zanon, a secretaria de Governo (Semge) está na organização da infraestrutura do evento e a secretaria de Desenvolvimento Urbana e Habitação (Semdur) está em conversa com o Instituto de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Espírito Santo (Idurb-ES) com o objetivo de levar respostas as reivindicações da população.
Informações Adicionais:
Texto: Analine Izoton
Jornalista responsável: Marcelo Pereira