Caixinhas de reflexão ajudam no desempenho e diálogo entre alunos de Nova Valverde

Os alunos envolvidos na mostra são do 1º ao 5º anos e apresentaram o que aprenderam no primeiro semestre.FOTO:  Divulgação

Os alunos envolvidos na mostra são do 1º ao 5º anos e apresentaram o que aprenderam no primeiro semestre.FOTO: Divulgação


Com o tema “Preservando Nossa Cultura”, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Leonilda das Graças Langa, de Nova Valverde, promoveu nesta quinta-feira (29), uma mostra cultural em que cerca de 240 alunos participaram apresentando diversos trabalhos confeccionados ao longo do primeiro semestre. Na programação, capoeira, teatros sobre lendas de Cariacica e grupos de dança rechearam a apresentação que reuniu familiares dos estudantes e a comunidade.


As apresentações foram dividas em dois momentos: um na parte da manhã e outro na parte da tarde. Até a Banda de Congo mirim da Emef Euvira Benedita Cardoso da Silva, do bairro Novo Brasil, compareceu. Todo o envolvimento dos alunos é para dar continuidade ao projeto macro “Viver Bem para o Mundo”. Com ele, são trabalhados em sala de aula temas voltados para o convívio social e, principalmente, o resgate da cultura. A mostra cultural foi a forma de revelar aos estudantes e convidados o que cada um aprendeu, e compartilhar o conhecimento.


Os alunos envolvidos na mostra são do 1º ao 5º anos. Eles reproduziram, de forma bem didática e vestidos a caráter, lendas culturais sobre o município, como: a Lenda do Pássaro de Fogo, O Boi Bubu e a história de João Bananeira. A banda marcial da Emef, que retomou os trabalhos há três semanas, também participou da grande festa.


“Nossa escola realiza assembleias com alunos, professores e pais. A finalidade é trabalhar a educação sempre interagindo com a família. O foco é o aprendizado dos alunos. Para isso, temos caixinhas em algumas salas, para felicitações e críticas. Os alunos depositam suas opiniões e, em outro momento, realizamos as assembleias para discussão, quando as caixas são abertas. Nosso princípio é sempre o diálogo entre todos, buscando viver sempre bem”, comentou a diretora Seleida Maria e Palma.



Festa cultural


Galeria de imagens


Divulgação




Informações Adicionais:


Texto: Lorena Zanon


Jornalista responsável: Brunella França