Ação educativa no Restaurante Popular descobre que 50% dos usuários estão com sobrepeso
Por Marketing, postado em 30/08/2013

O clima da ação foi descontraído com informações sobre como se alimentar com qualidade.FOTO: Semco/Claudio Postay
Um ambiente descontraído, muita gente, boa conversa e boa comida servida à mesa. No fundo do restaurante, uma fila para se pesar e descobrir a condição da relação entre peso, altura e idade. A diversidade de pessoas misturou de adolescentes a senhoras idosas, todos interagindo com a equipe de nutricionistas e assistente social que estavam realizando a ação educativa no Restaurante Popular, em Campo Grande, dando dicas de alimentação equilibrada.
Um estouro assusta algumas pessoas. Todos olham em volta e logo descobrem se tratar de um balão de festa da decoração que, na brincadeira do menino Thiago, estourou. “Vai assustar o Ziza, menino”, bradou dona Adélia, logo depois caindo na risada. Ela aguardava para se pesar e, assim como bom humor, verificar se estava com sua saúde em dia também.
“Eu faço ginástica aqui mesmo no restaurante e me alimento aqui. A comida é light, isso ajuda a manter o peso direitinho, né. Hoje, por exemplo, comi peixe e pirão, arroz, feijão, berinjela e beterraba. Tava uma beleza”, disse a senhora de 68 anos, moradora de Campo Grande.
Ela e o menino, depois de passarem pela balança, descobriram que estão com o peso de acordo com o esperado para o tamanho e a idade de cada um. Mas esta não era a realidade de todos. Cerca de 50% das pessoas que passaram pela medição realizada pela equipe de nutricionistas descobriram que apresentam algum grau de sobrepeso. Este percentual é consonante com pesquisa publicada pelo Ministério do Turismo recentemente, que mostrou que 51% da população adulta brasileira está alguns quilos acima do indicado.
A ação foi realizada durante o horário de almoço desta sexta-feira (30), em comemoração ao Dia do Nutricionista (31 de agosto), por uma iniciativa da nutricionista do Banco de Alimentos Karoline Pimenta Quinino. O objetivo da ação era dar orientações nutricionais e fomentar a necessidade de acompanhamento médico, boa alimentação e práticas de exercícios para os clientes do Restaurante. O resultado da pesquisa também será direcionado a possíveis alterações na formulação do cardápio do Restaurante Popular.
De olho no peso
A nutricionista pontua o que, na maioria dos casos, leva uma pessoa a perder o controle da balança. “Os principais motivos para esses dados alarmantes são maus hábitos alimentares e o sedentarismo. Por exemplo, não adianta apenas se alimentar de forma balanceada se não fizer algum tipo de exercício, e vice-versa”, alertou a nutricionista.
Quem leva essa dica à risca é o eletricista Nearias Antônio da Silva, de 47 anos. Ciclista, ele pedala pelas trilhas do Estado há 25 anos e conta que nunca teve graves problemas de saúde. Para Nearias, isso é fruto dos quilômetros percorridos em cima da bicicleta e de uma alimentação sem exageros. Apesar disso, conta que uma recente diminuição dos exercícios tem lhe trazido dores no corpo.
“Essas ações são importantes para nos atentarmos sobre as necessidades do nosso organismo”, afirmou, elogiando a iniciativa. Logo depois, o morador de Santa Fé descobriria que seu peso está adequado.
Outra senhora que sempre almoça no local também estava feliz com a estabilidade de peso que tem conseguido. Ela conta que já brigou um pouquinho com a balança, mas que atualmente tem mantido o peso.
“Me surpreendi porque estou encolhendo. Eu media mais antes, mas mesmo assim estou alegrinha. Descobri que não estou obesa. Além de pensar no que eu como, e provar de tudo só um pouquinho, faço hidroginástica para garantir minha saúde”, afirmou dona Idalina Godinho, de 71 anos.
Confira algumas dicas para ter uma vida melhor
• Faça exercícios aeróbicos, como: andar, pedalar, nadar, entre outros;
• Use a proteína texturizada de soja para fazer sucos, vitaminas e sopas;
• Consuma alimentos compostos de soja, como leite, suco, queijo e carne;
• Diariamente consuma verduras, legumes, leguminosas e frutas frescas;
• Entre as frutas, dê preferência às que podem ser consumidas com bagaço e casca, pois são ricas em fibras solúveis;
• Utilize pouca gordura na preparação dos alimentos;
• Prefira carnes magras, como frango e peixe;
• Use o mínimo de sal. Uma sugestão é temperar os alimentos com ervas, cebola, alho, limão, azeite e vinagre, entre outros;
• Evite o consumo de bebidas alcoólicas, em especial as destiladas;
• Beba bastante água. O mínimo, por dia, deve ser de dois litros.
Informações Adicionais:
Texto: Marlon Marques
Jornalista responsável: Marcelo Pereira