Moradores de Cariacica participam de palestra sobre os cuidados com a saúde do homem

O evento foi aberto para os usuários da unidade de Saúde.FOTO: Semco/Claudio Postay

O evento foi aberto para os usuários da unidade de Saúde.FOTO: Semco/Claudio Postay


Moradores de Sotelândia, Maracanã, Bandeirantes, Nova Rosa da Penha, Vista Mar e até mesmo de Viana compareceram à unidade de saúde de Bela Aurora, na manhã desta quinta-feira (29). Eles foram provocados pela palestra oferecida pelo enfermeiro e técnico de enfermagem Antônio Bandeira, dentro da programação do Agosto Azul. O assunto principal do encontro foi o câncer de próstata.


“Eles quiseram se informar mais sobre a localização da próstata, a importância do toque retal e os sintomas da doença”, disse Bandeira. Para o porteiro Luiz Carlos de Abreu, 48, que participou da atividade, o encontro valeu a pena. “O Antônio coseguiu tirar as dúvidas de quem veio aqui de forma transparente”, afirmou.


 

 

 

personagem_belaaurora


 

O autônomo Paulo Henrique, 46, também fez questão de comparecer. “Foi interessante essa palestra. Eu era ignorante em relação a esse assunto. Hoje aprendi sobre os exames necessários para diagnosticar o câncer, os sintomas dele, e sobre as alterações da próstata que não caracterizam a doença”, relatou.


Todos os homens que compareceram à palestra tiveram seus exames de PSA marcados e, após receber o resultado, serão encaminhados para o urologista. Ao todo, cerca de 20 homens participaram. Depois da palestra, houve um café da manhã.


 

Agosto Azul


A palestra faz parte do encerramento das atividades do Agosto Azul. Uma iniciativa da prefeitura que proporcionou, durante todo o mês, uma atenção especial à saúde do homem, em 11 unidades de saúde da cidade. Por meio da ação, foram oferecidos os serviços de aferição de pressão, teste rápido de HIV, sífilis e hepatite B e C. Também foi realizado o exame de sangue (Antígeno Prostático Específico, conhecido como PSA), que ajuda a detectar o câncer de próstata, e, ainda, a consulta com o urologista.


Exames


Entre o público prioritário para a realização dos exames relativos ao câncer de próstata estão:
- Homens menores de 40 anos com sintomas da doença, tais como: dificuldade para urinar e, após conseguir, sentir o esvaziamento incompleto da bexiga; ter necessidade frequente e urgente de fazer xixi ou urina contendo sangue;


- Homens a partir dos 40 anos, com caso da doença na família;


- Todas as pessoas do sexo masculino com 50 anos ou mais.


Diagnóstico


O exame PSA é feito a partir de uma substância encontrada no sangue, que é produzida pela próstata. Quando o paciente tem câncer, há uma maior quantidade dessa substância na corrente sanguínea. Várias situações, contudo, podem mascarar o resultado do PSA, como andar de bicicleta, ter relação sexual, andar de moto ou andar a cavalo, entre outras. Por esse motivo, é importante que, além da coleta de sangue, o paciente faça o exame de toque com o urologista. E caso os dois resultados indiquem a doença, o diagnóstico deve ser confirmado por meio da biópsia.


Informações à Imprensa:
Texto: Verônica Aguiar
Jornalista responsável: Brunella França