Cariacica se mobiliza para implementar programa com foco em redução da violência contra a juventude

Município quer mudar realidade de violência contra a juventude.FOTO:Imagem divulgação

Município quer mudar realidade de violência contra a juventude.FOTO:Imagem divulgação


Uma política voltada para a valorização da vida de jovens e adolescentes. Priorizando os territórios mais afetados pela letalidade de pessoas na faixa etária dos 12 aos 29 anos, o Programa de Redução da Violência Letal Contra Adolescentes e Jovens (PRVL) chega ao Espírito Santo.


Cariacica hoje ocupa a 10ª posição no ranking dos municípios mais violentos do país. Para mudar essa realidade, a gerente da Juventude, Sabrina Nogueira, esteve presente na primeira reunião sobre o PRVL. “Este é um passo importante para concretizarmos políticas voltadas à promoção social da juventude de nossa cidade. O guia municipal de prevenção à violência letal contra adolescentes e jovens será um marco inicial de construção de políticas públicas para a juventude”, enfatizou.


A reunião ocorreu na última sexta-feira (23), no Palácio da Fonte Grande, em Vitória, e reuniu gestores de outros município, além de representantes da Unicef, Secretaria Nacional de Juventude, Programa Estado Presente e Observatório de Favelas.


De acordo com a gerente, a maior demanda da juventude cariaciquense hoje é por um espaço próprio. No momento, a Gerência da Juventude, vinculada à Secretaria de Cidadania e Trabalho (Semcit), está trabalhando com a mobilização de pessoas para o ProJovem, programa de capacitação e encaminhamento ao emprego, além da articulação com grupos representativos, que atuam no município.


 

Atividades

No mês de setembro, quando é comemorada a Semana Nacional da Juventude e, em Cariacica, o Dia Municipal da Juventude (21 de setembro), serão realizadas diversas atividades em parceria com movimentos jovens da cidade.


A programação está marcada para começar no dia 13 de setembro, com o II Fórum Municipal da Juventude. Além de tratar das principais pautas e demandas deste segmento da sociedade, também haverá eleição para o Conselho Municipal de Juventude.


Programa


O Programa de Redução da Violência Letal Contra Adolescentes e Jovens (PRVL) é uma iniciativa do Observatório de Favelas, realizada em conjunto com o UNICEF e a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. O PRVL é desenvolvido em parceria com o Laboratório de Análise de Violência da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (LAV-Uerj) e tem apoio institucional da Organização Intereclesiástica de Cooperação para o Desenvolvimento (ICCO).


O PRVL tem como objetivos centrais:
- sensibilizar, mobilizar e articular a sociedade em torno do tema dos homicídios de adolescentes e jovens;


- elaborar indicadores que permitam monitorar de forma sistemática a incidência de homicídios entre adolescentes e servir de base para uma avaliação dos impactos das políticas de prevenção da violência letal nesses grupos;


- identificar, analisar e difundir metodologias que contribuam para a redução da letalidade de adolescentes e jovens no Brasil.


Estes objetivos se traduzem nos três eixos estruturantes do PRVL: articulação política; produção de indicadores e metodologias de intervenção. O trabalho é desenvolvido a partir das diretrizes estabelecidas na Agenda Social Criança e Adolescente. Nesse sentido, destacam-se: o marco em direitos humanos para a construção de uma agenda voltada para a superação das desigualdades sociais; a seleção de áreas que apresentam maior vulnerabilidade dos adolescentes à violência considerando as dimensões de gênero, raça e local de moradia; o foco no município como instância fundamental para a promoção de direitos; a criação de instrumentos que contribuam para o monitoramento da violência letal; o fortalecimento do intercâmbio entre experiências preventivas e a valorização do protagonismo de adolescentes e jovens na formulação de políticas públicas.


Informações Adicionais:
Texto: Brunella França
Jornalista responsável: Marcelo Pereira