Parceria para o desenvolvimento com segurança sanitária
Por Marketing, postado em 21/08/2013
![Encontro selou o início de uma parceria entre a Vigilância Sanitária e os empreendimentos de Cariacica em prol do desenvolvimento e da segurança sanitária.FOTO: Semco/Claudio Postay](http://www.cariacica.es.gov.br/wp-content/uploads/2014/08/comturagosto2013.jpg)
Encontro selou o início de uma parceria entre a Vigilância Sanitária e os empreendimentos de Cariacica em prol do desenvolvimento e da segurança sanitária.FOTO: Semco/Claudio Postay
“Um dia histórico com uma simbolização do que devemos levar desta reunião. Sob a chuva, plantamos uma semente. Agora é aguardar que ela germine para colhermos os frutos”, disse o pequeno agricultor Antônio Pereira dos Santos, ou o Toninho, de Roda D’Água, ao encerrar sua participação na reunião do Conselho Municipal de Turismo de Cariacica (Comtur).
O Comtur convidou para sentar à mesa representantes da Vigilância Sanitária Municipal. O objetivo da reunião era tirar dúvidas sobre procedimentos de fiscalização, mostrar que há a intenção da maioria em colaborar e, principalmente, a importância de se trabalhar em parceria para o crescimento da cidade como um todo e do setor turístico.
Este objetivo foi alcançado e ideias foram traçadas, ainda sem data para implantação, como a criação, em conjunto, de estratégias para humanizar as abordagens de fiscalização, padronizar os itens obrigatórios para cada tipo de estabelecimento e manter o contato com troca de informações durante o processo.
Para a gerente da Vigilância Sanitária, Carla Valéria, há muito trabalho para se realizar, porém o panorama, agora, pode ser de mudança. “Claro que é importante termos este tipo de parceria. A Vigilância não é inimiga do desenvolvimento, nem dos empresários. Queremos ver o município se desenvolver, porém faremos nosso trabalho de forma que esteja garantida a segurança sanitária do munícipe”, esclareceu.
Este foi um primeiro passo para o entendimento pleno. Entre as ideias surgidas para se melhorar o trabalho dos fiscais e dos comerciantes, um plano de comunicação, com divulgação de normas padronizadas será estudado. Outro ponto citado por quase todos na reunião foi a de se iniciar um processo de educação constante, tanto de comerciantes quanto dos fiscais.
“Há recursos, inclusive federais, direcionados para a vigilância sanitária, que talvez possam ser usados para atender interesses. Vamos estudar esta possibilidade”, afirmou o servidor da vigilância Carlos Alexandre.
Quem também ilustrou o momento de mudanças vivido em Cariacica foi o diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento de Cariacica (CDC), Fernando Augusto Betarello. Lembrando os processos de modernização dos códigos de obras e de posturas e do Projeto de Organização Territorial (Pot), fez um paralelo para os empreendedores.
“Estamos em um momento de alterações significativas no município, de transformação do cidadão em ‘cidadão legal’, com direito a endereço postal e normas para construção. Antes não havia. Por que então não pensar da mesma forma neste caso? Posso visualizar essas normas, mais claras, na vigilância sanitária também”, concluiu.
O evento ocorreu na tarde desta terça-feira (20), no Cerimonial Champagne, em Campo Grande. Estiveram presentes representantes da secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdetur), Vigilância Sanitária, secretaria de Comunicação (Semco), Câmara de Vereadores, Sindicato dos Guias de Turismo do Espírito Santo, além de empresários que compõem o Comtur.
Informações Adicionais:
Texto: Marlon Marques
Jornalista responsável: Marcelo Pereira