Palestra nutricional incentiva aposentadas do IPC a terem uma alimentação mais saudável
Por Marketing, postado em 21/08/2013
![As aposentadas aproveitaram para esclarecer as dúvidas sobre a alimentação.FOTO: Semco/Claudio Postay](http://www.cariacica.es.gov.br/wp-content/uploads/2014/08/ipcgourmet3.jpg)
As aposentadas aproveitaram para esclarecer as dúvidas sobre a alimentação.FOTO: Semco/Claudio Postay
O primeiro encontro do projeto “Espaço Gourmet”, promovido pelo Instituto de Previdência dos Servidores de Cariacica (IPC), reuniu aposentadas e pensionistas que buscam uma alimentação mais saudável, nesta terça-feira (20), no auditório do IPC. No encontro, a nutricionista Laís Vilela, que atua como assistente técnica da autarquia, ministrou a palestra de abertura da atividade, frisando a importância dos hábitos saudáveis e indicando como fazer uma reeducação alimentar.
A nutricionista explicou que um tipo de alimento pode ser bom para uma pessoa, mas para outra pode prejudicial. “Cada organismo reage de uma maneira diferente, por isso precisamos observar e conhecer o nosso corpo”. Ela ressaltou a importância de estabelecer bons hábitos para evitar problemas com a saúde. “Você come agora, mas no futuro o corpo vai cobrar. Tudo que fazemos agora, vamos colher lá na frente,” pontuou.
As aposentadas também receberam algumas dicas, como a necessidade de se alimentar regularmente a cada três horas; evitar ingerir água após a refeição, pois o líquido dilui o ácido clorídrico, um dos componentes do suco gástrico que é responsável para auxiliar na digestão da comida; optar por um cardápio colorido, pois as cores proporcionam grande diversidade de vitaminas, minerais e outros nutrientes que beneficiam a saúde; e apresentou alguns alimentos funcionais, que além de nutrir, contêm substâncias capazes de melhorar a saúde e reduzir o risco de doenças, são exemplos: a aveia, o peixe, a soja, o alho, entre outros.
Alimentação
Para a nutricionista, os exemplos apresentados às aposentadas “trarão benefícios para a saúde agora e principalmente no futuro”. Ela também destacou que é possível comer de tudo, mas com moderação. “Tudo tem que ser calculado,” frisou.
As aposentadas Eliana Maria Santana, 66 anos, Mirandina Gomes Lube, 72, e Dulcineia Carvalho Brunhara, 69, aprovaram a iniciativa do projeto. Assim como muitas mulheres que participaram, elas aproveitaram para esclarecer as dúvidas. “Eu acredito que sempre quando tem uma palestra dessa natureza é bom, principalmente, porque os responsáveis pesquisam sobre o assunto para passar informações concretas que auxiliem a terceira idade. Além da oportunidade de aprender coisas novas e enriquecer o nosso cardápio,” disse Eliana.
No dia 17 de setembro as aposentadas colocarão a mão na massa. Será a hora de preparem juntas uma receita mais saudável. Para isso, a nutricionista sugeriu que as aposentadas preparem um cookie de aveia light. As aposentadas levarão os ingredientes e, no IPC, elas vão preparar o alimento.
Informações Adicionais:
Texto: Analine Izoton
Jornalista responsável: Marcelo Pereira