Professores da Emef Rosa da Penha recebem noções de Direito e cidadania

A Emef Rosa da Penha é a primeira unidade escolar do município a receber o programa Trabalho, Justiça e Cidadania.FOTO: Semco/Lucas Calazans

A Emef Rosa da Penha é a primeira unidade escolar do município a receber o programa Trabalho, Justiça e Cidadania.FOTO: Semco/Lucas Calazans


Mais de 30 professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Rosa da Penha passarão pelo V Curso de Formação de Multiplicadores do programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC), nestas segunda (19) e terça-feira (20). A capacitação será desenvolvida por voluntários da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) numa parceria com a Secretaria de Educação (Seme).


A Emef Rosa da Penha é a primeira unidade escolar do município a receber o TJC e a juíza Francisca Lacerda, coordenadora do programa, afirmou que o objetivo é alcançar o máximo de escolas em Cariacica. No Estado, Vitória e Vila Velha já receberam o curso. “O programa é a nível nacional e o resultado que obtivemos por onde passamos é muito positivo. Portanto, nossa expectativa para o município, que está recebendo pela primeira vez o TJC, é a melhor possível. Esperamos que toda a comunidade receba muito bem o que temos a oferecer e que todo aprendizado faça efeito entre os estudantes”, declarou.


A professora Creuza Nogueira Martins dá aula há três anos na unidade e aceitou a proposta de participar como multiplicadora do programa. Segundo ela, sua intenção é promover a cidadania. “O papel do professor, sem dúvida, é de multiplicar o aprendizado. E com o programa teremos uma abertura em trabalhar aspectos sobre os direitos garantidos ao cidadão pela Constituição Federal. Vamos ajudar a criança a exercer seu papel em sua comunidade”, falou.


Durante a abertura também houve apresentação do Grupo de Sopro de Rosa da Penha, orientados pelo regente Jadiel Batista Costa. Formado por alunos da Emef e da Associação Casa de Jesus Menino, em Jardim América, os estudantes participam do projeto Semearte, ministrado pela Seme.


O prefeito Geraldo Luzia Júnior, o Juninho, esteve presente na abertura da programação e agradeceu a todos os professores que aceitaram participar dessa formação, que consequentemente irá auxiliar na formação de cidadãos para a comunidade. “Esta escola tem uma característica peculiar, pois aqui, a comunidade é muito participativa. Este programa é altamente positivo para Cariacica e, principalmente, aqui para o bairro. Toda a disponibilização dos professores em ensinar e dos alunos em aprender facilita que as informações cheguem até à comunidade. O resultado será a diminuição da violência, uma melhor convivência entre todos e o conhecimento de seus direitos e deveres”, ressaltou.


Projeto Trabalho, Justiça e Cidadania


Criado em 2004, o TJC é fruto da constatação da necessidade de conhecimento pelos cidadãos dos direitos básicos garantidos pela Constituição Federal, assim como os direitos específicos dos trabalhadores e dos meios de acesso à Justiça. Com este propósito, a Seme aderiu ao programa e garantiu que ele terá continuidade em outras unidades de ensino.


Após a formação, serão desenvolvidas com os alunos atividades como teatro, música e debates. Há previsão de visita dos estudantes aos órgãos do Poder Judiciário, como tribunais e fóruns. Eles conhecerão de perto o funcionamento das audiências. Ao final dos seis meses de duração, tudo o que foi produzido e aprendido pelos alunos será apresentado à comunidade em geral.


O projeto já atingiu mais de 80 mil estudantes e jovens trabalhadores, e cerca de cinco mil professores em 20 Estados brasileiros mais o Distrito Federal. Na Associação dos Magistrados do Trabalho da 17ª Região (Amatra 17), o TJC está sob a coordenação da juíza Francisca Lacerda. A Cartilha do Trabalhador é o principal instrumento didático de aplicação do projeto, que também utiliza outras publicações como a Cartilha do Direito Internacional do Trabalho e a Cartilha do Trabalho Seguro e Saudável.



Programa Trabalho, Justiça e Cidadania


Galeria de imagens


Semco/Lucas Calazans




Informações Adicionais:
Texto: Lorena Zanon
Jornalista responsável: Marcelo Pereira