Disque-silêncio de Cariacica passa por capacitação e recebe apoio da Polícia Militar

Noções de abordagem nas fiscalizações foi um dos temas do curso.FOTO: Semco/Claudio Postay

Noções de abordagem nas fiscalizações foi um dos temas do curso.FOTO: Semco/Claudio Postay


Servidores da Secretaria de Meio Ambiente (Semmam) que atuam no Disque-silêncio de Cariacica receberam, nesta sexta-feira (16), capacitação sobre noções de controle de poluição sonora e forma correta de abordagem durante as ações. O curso foi ministrado na sede do Palácio Municipal e teve o objetivo de aprimorar o trabalho dos fiscais, para que eles atuem com mais segurança, dentro da legislação vigente, e de forma a atender com mais agilidade a população.


Na abertura, o secretário da Semmam, Renan De Nardi De Crignis, ressaltou que para que o serviço tenha eficácia é preciso aliar estrutura à capacitação. “É necessário que o fiscal saiba como agir em cada situação, desde uma simples abordagem educativa, até uma que seja punitiva. E conhecendo conceitos de poluição sonora, ele será auxiliado juntamente com a legislação”, comentou.


Sobre abordagem, o Capitão do 7º Batalhão da Polícia Militar do Espírito Santo, Vitor Gallo, conversou com os participantes e explicou a importância de realizar operações conjuntas e a forma correta de abordagem em cada situação. Gallo deixou claro que a Polícia Militar pretende atuar em parceria com a Prefeitura durante as fiscalizações.


Os servidores também conheceram o desenvolvimento do Disque-silêncio de Vitória, apresentado pelo técnico, Júlio Augusto Ribeiro. Foi um treinamento teórico prático, com apresentação da NBR 10.151 (norma que estabelece níveis sonoros máximos permissíveis visando o conforto da comunidade) e procedimentos de avaliação de ruídos.


Segundo o fiscal Ambiental da Semmam, Filipe Inácio de Lima, que atua na função há dois anos, a presença dos PMs vai agilizar a fiscalização e oferecer mais segurança no cotidiano da equipe. "O que estava faltando era justamente a integração entre município e estado. Dessa forma, teremos mais firmeza na aplicação da legislação", declarou.


Fiscalizações às sextas-feiras


Com o objetivo de diminuir os índices de insegurança em estabelecimentos noturnos do município, o Disque-silêncio realiza as sextas-feiras operações em bares, boates e casas de shows. O trabalho é feito em parceria com as secretarias de Saúde (Semus), Serviços e Trânsito (Semset), coordenação de Posturas e as polícias Militar e Civil.


Neste ano, o serviço já expediu 26 notificações para carros de som e três multas, três multas em casas noturnas, duas multas em festas particulares, 12 multas em comércios e três embargos em estabelecimentos.


Informações Adicionais:
Texto: Lorena Zanon
Jornalista responsável: Brunella França