Troca de ideias e experiências entre os beneficiários no primeiro encontro do IPCine

O evento integra o programa de pós-aposentadoria, que busca promover a qualidade de vida dos beneficiários, após seu desligamento do trabalho.FOTO: Semco/Lucas Calazans

O evento integra o programa de pós-aposentadoria, que busca promover a qualidade de vida dos beneficiários, após seu desligamento do trabalho.FOTO: Semco/Lucas Calazans


Uma tarde de reencontros, de troca de experiências, de boas risadas e muita emoção. Este foi o clima do primeiro IPCine, organizado pelo Instituto de Previdência dos Servidores Públicos de Cariacica (IPC) para seus aposentados e pensionistas. Com direito a pipoca, os participantes assistiram ao filme “Marley e Eu” e, após, partilharam sobre a história da trama. O encontro ocorreu na sede da autarquia, em Campo Grande, nesta quarta-feira (14), às 14h.


Após a apresentação da comédia, os participantes discutiram algumas temáticas do filme, entre elas: família, planejamento, morte e amizade. Também partilharam algumas experiências pessoais que recordaram durante o filme.


“Fiquei emocionada. Às vezes estabelecemos amizades por interesse, diferente do cachorro, que gosta da gente do jeito que somos. Não importa o dinheiro. Também me chamou atenção o amor. É preciso tê-lo em nossas relações. Esta acabando essa essência entre as pessoas”, expôs a aposentada Neuza Burini Zanol, 62 anos.


angelaaposentada


 

Já Maiza Schneider, 65 anos, lembrou-se do carinho de sua família quando os cães de estimação morriam. “O velório era um ritual. Eu era responsável por fazer a cruz para colocar no local do enterro. Sofríamos com a perda, por isso nunca mais tivemos um animal,” rememorou.


 

 

A atividade é uma oportunidade de rever os amigos. Joana Santos Ferreira, 62 anos, e Ângela Maria Westph, 62 anos, aproveitaram para colocar o papo em dia. “O encontro proporcionado pelo Instituto é muito bom. É um lazer, troca de experiência, discussão, movimento. Uma oportunidade para sair da rotina,” contou Ângela.


Programa


O evento integra o programa de pós-aposentadoria, que busca promover a qualidade de vida dos beneficiários, após seu desligamento do trabalho. Incentiva a participação em atividades práticas e teóricas, possibilitando a convivência e a socialização, além de favorecer o aprendizado de técnicas que podem ser utilizadas profissionalmente ou para entretenimento.


A diretora presidente do IPC, Shirlene Mesquita, aproveitou para lembrar aos aposentados que a autarquia é o espaço deles. “Aqui não é um local apenas para a realização de perícia médica ou para aposentar os servidores, mas também para o desenvolvimento de atividades”. Ela anúncio ainda o próximo projeto do instituto. “Estamos fazendo um convênio com a Secretaria de Educação (Seme) para termos um professor de Educação Física, que irá desenvolver o projeto “Mexa-se” com realização de exercícios físicos,” anunciou.


Shirlene incentivou a participação dos beneficiários. “Não adianta pensar em projetos se não houver a participação de vocês. Vocês precisam estar aqui. Este espaço é nosso,” frisou.


Informações Adicionais:
Texto: Analine Izoton
Jornalista responsável: Marcelo Pereira