Servidores Municipais ampliam o conhecimento em Gestão Pública em Seminário Regional
Por Marketing, postado em 14/08/2013

Transparência na administração municipal foi tema de palestra durante o Seminário Regional em Gestão Pública.FOTO: Semco/Claudio Postay
Transparência pública, planejamento estratégico, plano de planejamento anual e Lei Orçamentária Anual (LOA) foram alguns dos assuntos em destaque nesta terça-feira (13), no Seminário Regional de Gestão Pública Municipal. Servidores públicos municipais compareceram ao Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCES), em Vitória, para fomentar o conhecimento. O evento é organizado pela Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes).
Secretários e equipes técnicas da Prefeitura Municipal de Cariacica aproveitaram a ocasião para adquirir mais informações sobre a gestão pública. Foi o caso da diretora presidente do Instituto Previdenciário dos Servidores Públicos de Cariacica (IPC), Shirlene Pires Mesquita, que acredita que o seminário foi produtivo e contribuirá com seu trabalho. “Aqui foi possível adquirir uma visão ampla de alguns procedimentos administrativos. Mesmo que os técnicos realizem esta tarefa no IPC, eu preciso de conhecimento para acompanhá-los na execução e cumprir com meu exercício”, explicou.
A primeira palestra do dia apontou as alternativas para os municípios adquirem receitas e os possíveis investimentos. O assunto foi explanado por Dalva Lyrio Guterra, da diretoria de crédito e fomento do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes). Ela explicou como é possível aumentar a participação do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) gerado em cada município.
Transparência
O subsecretário de Transparência do Governo do Estado, Rogério Pegoretti Amorim, apresentou o modelo de portal de Transparência Pública oferecida aos municípios que ainda não possuem a página conforme os padrões exigidos pela legislação e desenvolveu algumas questões. “Transparência é uma excelente prática da gestão que aproxima o cidadão da administração”, reforçou.
A palestra sobre planejamento estratégico foi ministrada pelo auditor do TCE, José Antônio Gramelich. “Eu tenho que adotar uma metodologia, trilhar um caminho e atingir o meu objetivo”, sintetizou. Pontuou também as causas do abandono dos planejamentos pela gestão. “Nenhum plano vai para frente se o gestor não estiver engajado na causa. Além disso, alguns servidores públicos tem resistência às mudanças, encontram dificuldades em aceitar os novos desafios”, informa.
Também foram assuntos o Plano Plurianual (PPA), Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Lei Orçamentária Anual (LOA), captação de recursos para as cidades através dos programas e projetos do Governo Estadual e o novo plano de contas do TCES.
Informações Adicionais:
Texto: Analine Izoton
Jornalista responsável: Marcelo Pereira