Furto de tampas de bueiros passa de 360 em dois anos
Por Marketing, postado em 14/08/2013

Falta de cobertura em bueiros nas ruas expõe condutores de veículos e pedestres a perigo.FOTO: Divulgação
Nos últimos dois anos, 367 tampas e grelhas de ferro dos bueiros da cidade foram furtadas, removidas ou danificadas por vândalos. A contabilidade é da gerência de Conservação, da secretaria de Serviços e Trânsito municipal. O dano ao patrimônio público, além de gerar gastos com a reposição das peças retiradas, também expõe a perigo pedestres e condutores de veículos que transitam pelas vias.
A média de reposição de tampas e grelhas de bueiros é de uma a cada dois dias em Cariacica. O custo é elevado. A grelha de ferro, conhecida como boca de lobo, custa, em média, R$ 352,00. Já o tampão sai por R$ 608,00 a unidade. Os valores já incluem a taxa de instalação.
Em 2013, os munícipes deram entrada em 20 processos para colocação de tampas extraviadas. Além disso, há as solicitações feitas pelo telefone 3346-6420, do setor de Conservação, para relatar a ausência desse material. Outros casos são observados pela própria administração ou reportados por moradores das comunidades por meio da imprensa.
Providências
O secretário de Serviços e Trânsito de Cariacica, Wellington Nascimento de Lima, o professor Elinho, acionará a Segurança Pública nos próximos dias para tentar conter a escalada dos furtos de tampas de bueiros. “As polícias Civil e Militar serão cientificadas por meio de ofício sobre esses constantes furtos ocorridos. Buscaremos uma ação conjunta de combate a esse crime e ao vandalismo”, planeja.
O secretário conta, também, com as denúncias da população ao Disque-Denúncia, pelo telefone 181, para que possam ser identificados os receptadores desse material, cuja comercialização é proibida.
Informações Adicionais:
Texto: Evandro Costalonga
Jornalista responsável: Marcelo Pereira