Servidores municipais são motivados a promoverem uma administração eficiente

Seminário Regional de Gestão Pública é realizado na sede do Tribunal de Contas do Espírito Santo.FOTO: Semco/Lucas Calazans

Seminário Regional de Gestão Pública é realizado na sede do Tribunal de Contas do Espírito Santo.FOTO: Semco/Lucas Calazans


No primeiro dia do Seminário Regional de Gestão Pública Municipal, apresentações e palestras motivaram os servidores a promoverem uma gestão eficiente, sem desperdício do dinheiro público e que dê respostas às demandas da sociedade. Nesta segunda-feira (12), o foco foram as palestras sobre “Execução Fiscal nos municípios e regularização fundiária”, “Desafios na gestão de pessoal e “Plano de Desenvolvimento ES 2030”. O evento é realizado pela Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes) e acontece na sede do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES), em Vitória.


O presidente da Amunes, Dalton Perim, ressaltou a motivação para organizar o seminário em parceria com o Tribunal de Contas e a contribuição para os municípios. “É importante a capacitação e a qualificação dos servidores públicos, naquilo que se refere a atos legais e a modernização da gestão pública”, classificou.


Ele também destacou a importância do encontro. “Uma oportunidade de levar aos funcionários públicos e aos prefeitos a necessidade de organização para evitar problemas, transformar o recurso público em resultado para o cidadão e trazer qualidade de vida para as cidadãos que habitam as nossas cidades,” defendeu.


Para o vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Sérgio Aboudib, o seminário cumpre uma das funções da Corte que é a orientação dos jurisdicionados. Na ocasião, ele destacou alguns aspectos importantes para os gestores municipais, como o controle interno, que tem caráter preventivo. “É muito melhor que os problemas sejam diagnosticados pelo controle interno do que pelo externo,” considerou.


paulo


 

O secretário de Cidadania e Trabalho, Paulo Roberto de Oliveira (na foto, de blusa rosa), acredita que o evento poderá contribuir nas planos pensados para Cariacica. “A capacitação dos servidores ajuda no desenvolvimento e no andamento dos projetos municipais. Pois permite administrar melhor, minimizando gastos públicos e promovendo investimentos na cidade”, considerou.


 

 

Palestras


O juiz-corregedor Aldary Nunes destacou a necessidade de uma gestão eficiente que não desperdice o dinheiro público. “As coisas não podem ser administradas com aspectos da ineficiência. A sociedade exige resultados positivos, palpáveis.” Nunes também destacou que o Judiciário é cobrado e cada vez mais interfere nas administrações. “A sociedade espera do Judiciário a resposta e nós somos obrigados a dá-las. Não há nenhuma autoridade ou gestor público hoje que não seja cobrado,” pontuou.


Ele abordou um tema importante para Cariacica: a regularização fundiária. Nunes iniciou pontuando que é uma questão de cidadania. Muitos cidadãos são posseiros, ou seja, eles não têm e não são donos da propriedade. “Isso causa ao cidadão um desconforto, que muitas vezes o acompanha em toda a vida. O cidadão não consegue fazer empréstimos porque o banco não aceita posse como garantia de empréstimos”. Também frisou a necessidade de tirar essas pessoas da informalidade. “Precisamos que os prefeitos motivem políticas públicas de regularização fundiária”, defendeu.


joao


 

O assessor técnico da secretaria de Governo (Semge), João Adriano Dallapicola, ouviu atentamente os palestrantes e acredita que o conteúdo aplicado poderá contribuir com a gestão municipal. “Os assuntos abordados foram interessantes e as palestras foram bem encorajadoras e animadoras. Foi possível abrir um pouco o pensamento para os possíveis projetos que poderão ser implantados na Prefeitura. Uma administração nova necessita de boas ideias”, afirmou.


 

A programação segue até quinta-feira. Entre os assuntos que serão abordados estão planejamento das peças orçamentárias, controle interno, nova contabilidade pública, Geo-obras, limites de gastos, licitações e contratos.



Informações Adicionais:
Texto:Analine Izoton
Jornalista responsável:Marcelo Pereira