Cidade está pronta para atender 100% das empresas com nota fiscal eletrônica

Novos equipamentos permitirão que até 100% das empresas emitam nota fiscal eletrônica.FOTO:  Divulgação

Novos equipamentos permitirão que até 100% das empresas emitam nota fiscal eletrônica.FOTO: Divulgação


A cidade de Cariacica acaba de se preparar para alcançar um novo patamar de tecnologia. Agora, mais empresas poderão ser alcançadas com o serviço de nota fiscal eletrônica. Esse trabalho foi realizado pela subsecretaria de Tecnologia da Informação, pela equipe de Coordenações de Infraestrutura e de Sistemas, como uma prévia da política de ampliação deste serviço pela secretaria de finanças.


Foram instalados novos equipamentos e software (programas) mais modernos, suficientes para que todas as empresas do município, de diversos setores, possam realizar a emissão do documento. A atualização contou com a aquisição de novos componentes de hardwares (servidores), ou seja, novos computadores centrais, que aumentaram a capacidade de processamento de informações. Além disso, para contribuir na velocidade do sistema, houve o redimensionamento dos equipamentos já existentes na estrutura da central de dados municipal.


Além de trazer status de modernidade, o novo serviço é uma importante ferramenta no combate à sonegação de impostos e no aumento da arrecadação. O subsecretário de Tecnologia e informação Michel Silva explica que essa é uma das ações implementadas, visando à mudança do cenário de perda de receitas com o fim do Fundap.


"É um passo importante diante do cenário de perdas de receitas que vivemos no cenário político atual, é poder transformar a tecnologia numa fonte geradora de receita e de inserção social".


Atualmente, são obrigadas a emitir nota fiscal eletrônica apenas algumas empresas dos setores de saúde, engenharia e construção civil, guarda, segurança, estacionamento, portuários, entre outros. Esta parcela representa cerca de 16% do mercado cariaciquense e, com o novo sistema, o desafio será vencer barreiras culturais junto ao empresariado para alcançar a meta de 100%. Outro desafio será a capacitação do setor tributário para realizar o atendimento de um número maior de empresas, o que deve acontecer a partir de dezembro deste ano.


“A utilização das notas fiscais eletrônicas para o município vai ao encontro da manutenção de políticas públicas de qualidade e, portanto, precisará ser entendida por todos”, disse o subsecretário.


Informações Adicionais:
Texto: Marlon Marques
Jornalista responsável: Marcelo Pereira