Estudantes de Cariacica dão lição de sustentabilidade na 37ª GranExpoES 2013
Por Marketing, postado em 12/08/2013
![O colorido da criação dos alunos de Cariacica, a partir de material reciclável, chamava a atenção na feira de agronegócios.FOTO: Semco/Claudio Postay](http://www.cariacica.es.gov.br/wp-content/uploads/2014/08/boneca.jpg)
O colorido da criação dos alunos de Cariacica, a partir de material reciclável, chamava a atenção na feira de agronegócios.FOTO: Semco/Claudio Postay
Um colorido todo especial chamou atenção na GranExpoES. Quem passava em frente ao estande da Prefeitura de Cariacica tinha seus olhar atraído. Isso porque a Secretaria Municipal de Educação (Seme) expôs os trabalhos realizados pelos alunos das escolas da rede municipal de ensino. O tema proposto aos estudantes foi “Reaproveitamento, uma questão de sobrevivência”. Os materiais foram confeccionados pelos alunos do Centro de Ensino Infantil (Cmei) Larissa Pereira Batista, do bairro Bela Aurora, e das escolas do meio rural: Escola do Campo, de Roda D’Água; Getúlio Brandão Leite, do Sertão Velho; Durvalina Coutinho Ribeiro, de Duas Bocas.
A professora da Escola do Campo, Eliete Francisco, falou do sucesso da exposição. “Todo mundo encantado, fotografando para divulgar o nosso trabalho, e até querendo comprar a nossa horta suspensa. Alguns professores, de outras localidades, passaram aqui e solicitaram agendamento de visita com seus alunos para conhecerem o nosso trabalho,” contou.
A pedagoga Tatiana Rigo, 40 anos, de Guarapari foi atraída ao espaço da Prefeitura de Cariacica pelas cores das artes dos alunos. “O colorido do estande foi a primeira coisa que me chamou a atenção, depois os materiais reciclados. Nunca havia visto pinturas em calotas de carros, vou até entrar para ver mais de perto. A exposição está muito legal,” aprova Tatiana.
A professora de artes da Escola explica como funcionaram as atividades com os alunos. “Cada trabalho foi realizado conforme a disciplina. A releitura de Romero Brito com o aproveitamento de madeira eucatex e a técnica de colagem foram produzidas na aula de artes. O papel papiro foi na disciplina de história, conforme a matéria estudo dos alunos. Os estudantes me surpreenderam com empolgação e a participação. Eles amaram a atividade e estão motivados”, destacou.
Nas aulas de ciência, através de pesquisas, os alunos levaram algumas mudas para sala e montaram a horta medicinal. São 20 variedades de plantas medicinais, entre elas o manjericão roxo, melissa, carqueja, citronela, alecrim, babosa, erva cidreira, entre outras.
Os alunos de 4 a 5 anos do Cmei Larissa Pereira Batista, do bairro Bela Aurora, confeccionaram brinquedos como chocalho, biboqué, vai e vem e jogos educativos, utilizando materiais recicláveis.
Licor
Outro projeto é a produção do licor de banana. Segundo a diretora da Escola do Campo, Mara Regina Miranda Martins, a técnica de processamento da banana foi desenvolvida pelos alunos acima de 16 anos, por meio do curso do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).
“Estamos localizados na área rural, onde o nosso carro chefe é a banana. O conhecimento adquirido permitirá ao aluno levar para sua família e comunidade, possibilitando que eles desenvolvam o trabalho como meio de sobrevivência,” explica.
De acordo com a diretora outros alimentos, tendo a banana como ingrediente, serão preparados pelos estudantes. “Temos o macarrão, o omelete, a torta, o ensopadinho da casca verde da fruta. Também temos os doces, são eles: o bolinho, a banana passa, bombom e a geleia,” cita.
Todos os trabalhos apresentados foram desenvolvidos pelos alunos durante o primeiro semestre deste ano e frisando o reaproveitamento de materiais recicláveis. A Escola do Campo também disponibilizou um pequeno observatório astronômico e um relógio do sol, além do processo de como fazer adubo orgânico.
A GrandExpoEs 2013 foi uma realização da Secretaria de Estado de Agricultura (Seag). O estande do município foi coordenado pela Secretaria Municipal de Agricultura (Semag), em parceria com as secretarias de Cultura, Esporte e Lazer (Semcel), de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdetur), de Educação (Seme) e de Meio Ambiente (Semmam).
Informações Adicionais:
Texto: Analine Izoton
Jornalista responsável: Marcelo Pereira