Conferência de Cultura aponta caminhos para o segmento em Cariacica
Por Marketing, postado em 12/08/2013
![A Conferência possibilitou o diálogo entre o poder público e os artistas, produtores e gestores culturais do município.FOTO: Semco/Claudio Postay](http://www.cariacica.es.gov.br/wp-content/uploads/2014/08/culturaconferencia1.jpg)
A Conferência possibilitou o diálogo entre o poder público e os artistas, produtores e gestores culturais do município.FOTO: Semco/Claudio Postay
Adesão ao Sistema Nacional de Cultura (SNC) e apontamento das perspectivas e anseios dos segmentos culturais de Cariacica. Esta foi a tônica das discussões da I Conferência Municipal de Cultura da cidade, realizada nos dias 9 e 10 de agosto. Ao todo, 45 propostas compõem o documento final do evento.
Presente na abertura do evento, o prefeito Geraldo Luzia Júnior colocou a importância da cultura para inserção social. “O norte desse momento tem que resultar em políticas públicas que viabilizem o acesso aos nossos bens culturais a todos e, aos artistas, o recurso para seu fazer cultual. Sabemos que a gente tem condições de construir, desde que juntos. E o Sistema Nacional tem que ser o nosso marco orientador”.
A expectativa entre artistas e produtores culturais era grande. “Viemos para o diálogo, para oferecer nossa contribuição ao debate e esperamos muito desse momento, quando colocamos para o poder público aquilo que entendemos ser necessário em relação a novas políticas para a cultura de Cariacica”, disse o músico Luiz Guilherme, integrante do grupo Moxuara.
Representante do Ministério da Cultura (MinC) no Rio de Janeiro e no Espírito Santo, Marcelo Velloso lembrou que a Conferência é um espaço de legitimação do diálogo com a sociedade.
“O SNC, em resumo, é um conjunto de componentes que garantem o diálogo em âmbitos nacional, estadual e municipal. Hoje, vocês todas e todos estão aqui para traçar um melhor caminho para a cultura deste município, buscando o desenvolvimento de políticas públicas para a cultura”.
O secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Carlos Délio, destacou a Conferência como um marco histórico para o município e uma conquista dos fazedores de cultura. “Este foi um momento de ouvir o que os nossos artistas, produtores e gestores culturais, que não necessariamente são
poder público, esperam e querem para a cultura de nossa cidade. Nosso maior desafio agora é a mobilização, ainda maior, para a construção do nosso Plano Municipal e a inserção plena da cidade no SNC, constituindo seu Sistema Municipal de Cultura”.
Representação
Além da discussão com os representantes da cultura de Cariacica, a Conferência também tinha por objetivo eleger delegados para representar a cidade na III Conferência Estadual de Cultura, a ser realizada em data provável no mês de setembro.
O município, baseado no número de inscritos, elegeu dois delegados da sociedade civil (um titular e um suplente) e dois do poder público. São eles: Hudson Braga e José Benedito Freire; Cristina Moreira e Sabrina Nogueira, respectivamente.
Sistema Nacional de Cultura
Palestrante convidada, a produtora cultural Carla Osório, na noite de abertura da Conferência, fez uma explanação sobre o Sistema Nacional de Cultura (SNC), explicando que se trata de um modelo de gestão e promoção de políticas públicas de cultura que pressupõe a ação conjunta dos entes da federação (governos federal, estadual e municipal) para democratização do setor.
O mínimo que o município deve implantar para aderir ao SNC é uma secretaria própria de cultura, um conselho de política cultural, uma conferência periódica de cultura, um plano de cultura e um sistema de financiamento (fundo de cultura). “A cultura é um bem inesgotável. E por isso ela é o nosso maior bem”, enfatizou Carla Osório.
A abertura da Conferência teve também a participação do representante da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), Alcione Pinheiro. Em sua fala, ele destacou a importância da participação da sociedade em todo o processo. “É fundamental que estejamos aqui em diálogo constante com a sociedade. É ela quem legitima este espaço. Por isso, é fundamental mobilizar a classe cultural para este momento que estamos vivendo para a cultura no país”.
Informações Adicionais:
Texto: Brunella França
Jornalista responsável:Marcelo Pereira
Anexo(s)
Propostas da I Conferencia Municipal de Cultura de Cariacica