Autoridades municipais e conselheiros do IPC participam de formação
Por Marketing, postado em 12/08/2013
![A diretora presidente do IPC, Shirlene Pires Mesquita, conduziu os trabalhos do seminário.FOTO: Semco/Claudio Postay](http://www.cariacica.es.gov.br/wp-content/uploads/2014/08/seminario1.jpg)
A diretora presidente do IPC, Shirlene Pires Mesquita, conduziu os trabalhos do seminário.FOTO: Semco/Claudio Postay
Para orientar e esclarecer a função do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos de Cariacica (IPC) na administração pública, o IPC promoveu o Seminário de formação para secretários municipais, vereadores, conselheiros do instituto e parceiros bancários. O encontro contou com a participação do grupo de capoeira da terceira idade, Vitalidade, e a apresentação teatral sobre o funcionamento da autarquia, promovida pela diretoria e aposentados. O evento aconteceu na última sexta-feira (9), no auditório da autarquia, em Campo Grande.
O seminário contou com a participação do prefeito, Geraldo Luzia Junior, da diretora presidente do IPC, Shirlene Pires Mesquita, da presidente do Instituto Previdenciário de Vitória (IPAMV), Tatiana Prezotti Morelli, do vice-presidente da Associação Capixaba de Instituto de Previdência e presidente do Instituto de Previdência de Guarapari (IPG), José Augusto Ferreira de Carvalho, que ministrou a palestra, do membro da diretoria da Associação Nacional das Entidades Previdência dos Estados e Municípios (ANEPREM), Herickson Rubim, entre outras autoridades municipais.
O prefeito frisou a importância da realização do seminário. “É fundamental para a nossa cidade e, principalmente, para os servidores que já contribuíram com o seu trabalho. Deixa-nos muito honrados este momento de aquisição de conhecimento, pois precisamos de atualização”. Ele também destacou a necessidade de avançar. “Também precisamos aprender que diante aos desafios podemos alcançar mais, como faz o grupo de capoeira, que vence o desafio, indo além da limitação física. Assim como os professores que apresentaram o teatro,” exemplificou.
Shirlene explicou a motivação para organizar o encontro. “As informações desta palestra é importante para que o IPC continue caminhando. Estamos à disposição para trabalharmos juntos para beneficiar os nossos funcionários e municípios”.
Palestra
A formação foi ministrada por José Augusto Ferreira de Carvalho, com a finalidade de apresentar aos presentes o funcionalismo dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) que norteiam as atividades administrativas. Na ocasião, ele apresentou o sistema previdenciário brasileiro. “Se construirmos um regime forte, vamos também nos beneficiar no futuro, quando precisarmos dos serviços da previdência. Precisamos ter uma consciência, uma cultura previdenciária,” defende.
Também destacou a responsabilidade dos conselheiros. “É necessário saber o que está sendo desenvolvido pelo IPC, para cobrar e lembrar a diretoria das suas responsabilidades. Isso é muito bom!”.
Teatro
A peça apresentada na abertura da palestra foi organizada pela equipe do IPC. Segundo a diretora técnica previdenciária, Ângela Maria de Oliveira, o trabalho contou com o apoio das secretarias de Cultura, Esporte e Lazer (Semcel) e a de Assistência Social (Semas). O objetivo foi explicar o funcionamento do IPC de forma dinâmica e de fácil compreensão.
“O texto foi elaborado pela servidora do instituto, Leidiana Miguel Ribeiro, mas recebemos orientações das secretarias. O elenco foi composto pelas professoras aposentadas, Celiney Souza e Silva, Lindalva da Silva Rodrigues e Sara Maria Rodrigues de Paulo com a participação especial do seu esposo, Ivanildo Martins Sobrinho. Através da arte foi possível levar o conhecimento e incentivar a vida saudável das aposentadas,” pontua.
Capoeira
O grupo de capoeira da terceira idade, Vitalidade, animou o encontro. No início do evento, eles se apresentaram e mostraram que é preciso enfrentar os desafios. Para Ângela, a participação deles foi um incentivo. “Acredito que outros servidores ficaram incentivados com o desempenho do grupo e perceberam que aposentar não é pendurar as chuteiras, mas continuar na atividade.”
“Eu consegui melhorar muito. A atividade é tudo de bom! Agora tenho disposição e minhas taxas de colesterol e outras baixaram, ficando melhor,” afirma Maria Graça Silva Barros, 60 anos, moradora de Campo Grande.
O grupo é um trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Semcel).
Informações Adicionais:
Texto: Analine Izoton
Jornalista responsável: Marcelo Pereira