Grupos cariaciquenses integram programação cultural da 37ª GranExpoES

A banda de Congo São Benedito de Boa Vista se apresentará no sábado (10).FOTO: Semco/Claudio Postay

A banda de Congo São Benedito de Boa Vista se apresentará no sábado (10).FOTO: Semco/Claudio Postay


Na 37ª GranExpoES, além da farta exposição de produtos do agroturismo e agricultura familiar, Cariacica também levará três grupos que representarão a diversidade cultural da cidade. O palco do evento, que vai até domingo no Pavilhão de Carapina, na Serra, vai contar com dança italiana nesta sexta (9). No sábado, é a vez do congo e da capoeira.


O Grupo Di Ballo Saltarello, do bairro Santa Cecília, é o primeiro representante cariaciquense a se apresentar. E pra quem não sabe, o município concentra uma significativa colônia de italianos e seus descendentes no Espírito Santo. Por isso se fez a escolha em valorizar as tradições deixadas pelos imigrantes, que chegaram à cidade, principalmente, a partir dos anos 60 do século passado, provenientes dos munícipios do Sul do Estado.


No sábado, quem sobe ao palco é o Grupo Vitalidade, composto por 13 integrantes da terceira idade que praticam capoeira. Com eles, a idade é o menor problema, visto que treinam toda semana para adquirir maior equilíbrio, fortalecimento da musculatura, melhoria da autoestima e flexibilidade. Todo este esforço já rendeu diversas medalhas e troféus em participação em eventos.


Ainda no sábado, quem mostrará suas cores e movimentos é a banda de Congo São Benedito de Boa Vista. Reverenciando o sincretismo de manifestações populares da cidade, o congo é uma autêntica expressão de cultura e religiosidade local. Além disso, é o principal marco do município, que influenciado pelos negros escravos fundaram o Carnaval de Congo, para celebrar Nossa Senhora da Penha, padroeira do Espírito Santo.


Segundo o secretário de Cultura, Carlos Délio, a expectativa em torno da visibilidade do município é bem maior. “Estamos com estande bem mais localizado este ano. E poder integrar a GranExpoES com grupos tradicionais é ótimo. Seremos bem mais vistos dessa vez. Vamos mostrar toda a diversidade cultural e agrícola do município”, comenta. Além da organização dos grupos culturais, a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Semcel) também oferece no estande uma oficina de pintura de máscaras de congo.


Programação dos grupos
Sexta-feira (9)
Grupo Di Ballo Saltarello (dança italiana)
Hora: 19h
Local: área externa


Sábado (10)
Banda de Congo de São Benedito de Boa Vista;
Hora: 18h
Local: área externa (cortejo entre os estandes)


Capoeira da Terceira Idade, do Grupo Vitalidade.
Hora: 18h30
Local: área externa


Programação da feira
09/08 - Sexta-feira
Das 10h às 22h (Pavilhões da Pecuária e Área Externa)
Das 14h às 22h (Feira dos Municípios e Pavilhões da Agricultura)
10/08 - Sábado
Das 10h às 22h (todos os segmentos)
11/08 - Domingo
Das 10h às 17h (todos os segmentos)


GranExpoES: Carapina Centro de Eventos (Parque de Exposições de Carapina)
Visitação: sexta e sábado, das 8h às 22h. Domingo, das 10h às 17h
Ingresso: R$ 15,00 (inteira) e R$ 7,50 (meia-entrada).Gratuidade: crianças até 12 anos acompanhadas dos pais; maiores de 65 anos; caravanas de produtores; estudantes de Zootecnia, Veterinária e Agronomia (mediante apresentação de carteira estudantil).
Local de venda: na portaria da feira e pelo site: www.greenticketbrasil.com.
Informações Adicionais:
Texto: Lorena Zanon
Jornalista responsável: Marcelo Pereira