Conselheiros do Instituto de Previdência de Cariacica (IPC) participam de capacitação

Durante a aula, Alexandre Wernesbach explicou os deveres, as características e as competências da diretoria executiva e dos conselhos do IPC.FOTO: Semco/Claudio Postay

Durante a aula, Alexandre Wernesbach explicou os deveres, as características e as competências da diretoria executiva e dos conselhos do IPC.FOTO: Semco/Claudio Postay


Um momento de aprendizado e de esclarecimento quanto ao funcionalismo do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos de Cariacica (IPC) e as competências do conselho fiscal e administrativo. Assim foi o curso ministrado pelo professor da Universidade federal do Espírito Santo (Ufes), assessor especial de Governo e gestor de Projetos de Previdência Complementar do Estado do Espírito Santo, Alexandre Wernesbach, aos conselheiros. A formação aconteceu nesta quinta-feira (8), das 14h às 17h, no auditório da autarquia, em Campo Grande, e abordou características administrativas e orçamentárias.


 

 

 

 

aulaconselho1


No início da aula, a diretora-presidente do IPC, Shirlene Pires Mesquita, lembrou que quando assumiu a diretoria do instituto havia muitas ações para realizar. Uma delas era a reestruturação do conselho que foi instituído em junho. “Os conselheiros que aceitaram o projeto disseram: ‘Aceito! Mas qual será a minha função? Como é a atuação do conselho?’”, recordou. No primeiro momento, os conselheiros receberam alguns documentos com orientações sobre as funções dos conselhos. “Sentimos que ainda era necessário mais conhecimento e esclarecimentos sobre a atividade. Por isso, convidamos o professor para estar conosco. Já esperamos que outros encontros possam acontecer, pois será complicado absorver todas as informações,” disse Shirlene.


O professor Alexandre Wernesbach transformou o auditório do IPC em uma sala de aula de forma dinâmica e descontraída. Sem perder a seriedade da ocasião, esclareceu alguns conceitos administrativos e fiscais para os presentes. “O objetivo é pavimentar o caminho para que os conselheiros possam caminhar em um piso sólido”, definiu o curso.


Conteúdo
Wernesbach ressaltou alguns pontos em sua apresentação. “É preciso ser como um professor e esclarecer às dúvidas da sociedade em relação às atividades do instituto. E ainda desenvolver práticas baseadas nos princípios da transparência, equidade, prestação de contas, mitigação de riscos, ética e responsabilidade corporativa e ter uma visão estratégica”, destacou.


Também explanou sobre os deveres, características e competências da diretoria executiva, do conselho administrativo e do conselho fiscal. Outro ponto destacado foi sobre a importância de as pessoas se sentirem agentes de transformação no trabalho. “Não posso trabalhar como uma obrigação, mas com prazer. Assim, vou abraçar de forma intensiva, buscando o melhor para a sociedade,” defendeu.


aulaconselho2


O curso agradou os participantes que puderam aprender um pouco mais. Para o pregoeiro da Coordenação de Licitação e Pregão da secretaria municipal de Administração (Semad) e representante do Poder Executivo no conselho fiscal, Jorge Augusto Barcelos Meirelles, é fundamental a formação. “Nas decisões que vamos tomar, precisamos ter parâmetro. A capacitação vai nos dar oportunidade de analisar com clareza os atos do IPC. Além disso, conhecer sempre é bom!”, afirmou.


Assim como o pregoeiro, o professor da rede municipal e representante do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Espírito Santo (Sindiupes) no conselho administrativo, Rogério Cipriano Moreira, também apoia a realização da capacitação. “A formação é sempre importante. Acredito que, quando a gente se atualiza e coloca em prática o que aprendeu, possibilita contribuir com a formação de novas pessoas e de outros trabalhadores,” pontuou.


Informações Adicionais:
Texto: Analine Izoton
Jornalista responsável: Marcelo Pereira