Cariacica se destaca na abertura oficial da GranExpoES nesta quinta (8)

Da esquerda para a direita: secretário de Estado de Agricultura, prefeito Juninho, integrante da Associação de Artesãos de Cariacica, governador Casagrande e integrante da Economia Solidária.FOTO: Semco/Claudio Postay

Da esquerda para a direita: secretário de Estado de Agricultura, prefeito Juninho, integrante da Associação de Artesãos de Cariacica, governador Casagrande e integrante da Economia Solidária.FOTO: Semco/Claudio Postay


Na abertura da maior feira de agronegócios do Estado, a GranExpoES, o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, visitou o estande da Prefeitura de Cariacica e prestigiou um dos produtos mais famosos da zona rural: a banana chips, iguaria do grupo Sete M, de Cachoeirinha. O prefeito Geraldo Luzia Júnior, o Juninho, comentou que a participação de Cariacica em um evento tão grande e diversificado como esse é uma possibilidade de mostrar que a cidade tem potencial.


“Nossa participação é para demonstrar o grande momento que a área rural está passando em Cariacica. É uma forma de consolidar o município em grandes eventos, pois a gestão está direcionada para auxiliar o homem do campo com treinamentos, manutenção nas vias de acesso e, por meio da economia solidária, exercer uma política de sustentabilidade e incentivo ao desenvolvimento do meio rural. Temos capacidade de melhorar ainda mais e já estamos dando os primeiros passos”, afirmou Juninho.


A GranExpoES foi aberta oficialmente nesta quinta-feira (8) e seguirá até domingo (11), na Serra, sendo um ponto de encontro para fazer negócios, se atualizar, trocar experiências e mostrar o que cada município tem de melhor na agricultura e pecuária. O evento tem expectativa de gerar R$ 45 milhões e receber mais de 100 mil visitantes.


Durante a abertura, Casagrande entregou ao secretário de Agricultura, Enio Bergoli, o Plano de desenvolvimento da Aquicultura e Pesca, que foi discutido juntamente com os pescadores para alcançar o que eles precisam e melhorar o setor para o Estado. Em suas palavras, o governador afirmou que a feira é uma vitrine para que a população da área urbana possa conhecer de perto o que o meio rural está desenvolvendo.


“Para se produzir bem e obter renda, é necessário ter tecnologia aliada a capacitações, respeito com o meio ambiente, linhas de crédito adequadas e principalmente políticas de apoio ao homem do campo. Trazemos anualmente o que está sendo feito com os produtores e, o que eles estão produzindo para que a população veja e valorize este setor de extrema importância para todos nós”, comentou Casagrande.


Estande


No estande de Cariacica, o produtor de mel agroecológico, José Alonso, já começa a ver uma movimentação no espaço. “Estamos começando hoje, mas já foi possível despertar a curiosidade de quem está passando. Tem muita gente que já conhece nosso produto e está vindo até nós. Essa confiança entre o produtor e o cliente é essencial”, declarou.


Na venda de massas, Roseni Maria Soares diz que os negócios estão começando a esquentar. “A movimentação ainda é pequena, mas estamos animados, pois as vendas já estão dando um bom resultado”, comentou. Para o fim de semana, a produtora está preparando uma receita pra lá de especial, um pudim light, especialmente para atender quem tiver diabetes.


Programação 09/08 - Sexta-feira Das 10h às 22h (Pavilhões da Pecuária e Área Externa) Das 14h às 22h (Feira dos Municípios e Pavilhões da Agricultura) 10/08 - Sábado Das 10h às 22h (todos os segmentos) 11/08 - Domingo Das 10h às 17h (todos os segmentos)



37ª GranExpoES


Galeria de imagens


Semco/Claudio Postay




Informações Adicionais:
Texto: Lorena Zanon
Jornalista responsável: Marcelo Pereira