Profissionais da saúde participam de capacitações

O curso de capacitação para atender pacientes usuários de drogas é ministrado na Ufes.FOTO: Semco/Lucas Calazans

O curso de capacitação para atender pacientes usuários de drogas é ministrado na Ufes.FOTO: Semco/Lucas Calazans


Profissionais dos PAs Infantil e de Itacibá, e das unidades estendidas de Nova Rosa da Penha I e Bela Vista estão participando de um treinamento para aperfeiçoar o atendimento aos pacientes usuários de drogas. Além disso, clínicos gerais que atendem casos de urgência e emergência, em Cariacica, também estão se preparando para aprimorar o atendimento ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS), em estado grave.


Médicos, assistentes sociais e enfermeiros participam do curso, que é oferecido pela Secretaria Estadual de Saúde, em parceria com as prefeituras de Cariacica e Serra. Ao todo, 25 profissionais da cidade participam.


A enfermeira do PA Infantil, Cathiana do Carmo Dalto Banhos, faz parte da turma. “A capacitação resgata, atualiza e incorpora conceitos novos ao nosso conhecimento. Isso vai nos ajudar a acolher da melhor forma o paciente dependente químico, oferecendo a ele um atendimento multiprofissional e interdisciplinar”, relata.


gisele


A supervisora do PA Infantil, Gisele Moreira Rosário, explica que a atividade já está dando resultado. “Nós recebemos muitos pacientes intoxicados com drogas no PA e essa capacitação já está nos dando um norte de como agir de forma interdisciplinar mais eficiente”, observa.


Michele Nogueira, clínica geral PA de Itacibá, concorda que já há mudanças. “Depois das aulas, nós voltamos para o trabalho com outra visão, nosso atendimento já está melhorando, porque nós entendemos melhor os efeitos de cada droga sobre as pessoas”.


O curso teve início no dia 18 de julho e vai até setembro de 2013. As aulas são ministradas das 8 às 12h e das 13 às 17h, todas as quintas-feiras, na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).


Capacitação para atender pacientes graves


Atender casos de urgência e emergência é uma tarefa delicada. Para melhorar a qualidade desse trabalho, 16 clínicos gerais que atuam nos pronto atendimentos Infantil e de Itacibá estão passando pela Capacitação para Atendimento de Pacientes Graves. A assessora especial em Saúde da prefeitura de Cariacica, Patrícia Vedova, fala sobre a expectativa em relação aos resultados do curso. “Acredito que essa capacitação vai melhorar o atendimento. Os médicos que atendem urgência e emergência, que não tem experiência, vão ter mais conhecimento sobre o assunto, mesmo que pela teoria”, ressalta.


O curso é oferecido pelo Governo do Estado e ministrado pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira. As aulas começaram na sexta-feira (12 de julho) e seguem até 2014. Os encontros acontecem duas vezes por semana, as sextas e sábados, das 8 às 18h, no Hospital Jaime dos Santos Neves


Informações à Imprensa:
Texto:Verônica Aguiar
Jornalista responsável:Marcelo Pereira