Cariacica sedia Conferência Intermunicipal de Promoção da Igualdade Racial
Por Marketing, postado em 08/08/2013

Adriana Silva, gerente de Políticas de Promoção da Igualdade Racial: "Será necessário sair da zona de conforto".FOTO: Semco/Claudio Postay
A Conferência Intermunicipal de Promoção da Igualdade Racial está chegando. O evento, que reúne os municípios de Vila Velha e Cariacica, ocorrerá nos dias 9 e 10 de agosto, na Apae do bairro Santa Fé, próximo a Campo Grande.
O objetivo é propor um conjunto de recomendações para o fortalecimento do enfrentamento ao racismo e a promoção da igualdade racial no âmbito dos poderes Executivo e Legislativo dos municípios. Na oportunidade, serão discutidos os mecanismos de institucionalização que promovam a igualdade racial. Para Cariacica, o foco será a implantação Conselho Municipal Promoção da Igualdade Racial (Compir) e a criação do Plano Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Plamupir).
O tema da Conferência é “Democracia e Desenvolvimento sem Racismo: por um Brasil Afirmativo". O debate sobre democracia e desenvolvimento significará um importante salto de qualidade no tema da igualdade racial e colocará novos desafios à promoção da população negra e afrodescendente das duas cidades.
“A partir da Conferência, teremos que pensar no modelo de desenvolvimento que defendemos para Cariacica, diagnosticar e propor medidas que superem os principais gargalos que criam obstáculos à democracia”, salienta Adriana Silva, gerente de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, da secretaria de Cidadania e Trabalho (Semcit).
A profissional disse ainda que, para isso, é necessário pensar para a maioria populacional, ter mais ambição política e ousadia, e estabelecer alianças políticas com os setores progressistas da sociedade. Do contrário, avalia a gerente, há o risco de se projetar um grande gueto para alocar a população negra. “Será necessário sair da zona de conforto mental e pensar num projeto de nação que incorpore a população negra com igualdade”, definiu.
Serviço
Conferência Intermunicipal de Promoção da Igualdade Racial
Onde: Apae do bairro Santa Fé
Informações: 3346-6132 ou 8872-3770
Programação:
Sexta-feira – 9 de Agosto
18h – Inscrições e Credenciamento.
19h – Abertura.
20h – Palestra de abertura: “Democracia e Desenvolvimento sem Racismo: por um Brasil Afirmativo”, Ângela Guimarães, secretária adjunta da Secretária de Juventude do Governo Federal e Presidente Conselho Nacional de Juventude (Conjuv).
21h30 – Coquetel Afro e ato cultural com bandas de Congo.
Sábado – 10 de Agosto
7h – Acolhimento.
8h30 – Primeira Plenária.
Apresentação Cultural.
Leitura, discussão e aprovação do regimento interno da Conferência.
9h30 – Mesa Redonda com os subtemas da conferência, visando a subsidiar os grupos com os temas.
Palestrantes
I- Estratégias para o desenvolvimento e o enfrentamento ao racismo; Gustavo Ford, representante do Movimento Negro de Vitória.
II- Políticas de igualdade racial no Brasil: avanços e desafios; Alexandro Reis, diretor do Departamento de Proteção ao Patrimônio Afro Brasileiro. Fundação Cultural Palmares, Brasília - DF.
III- Arranjos Institucionais para assegurar a sustentabilidade das políticas de igualdade racial – Sinapir (órgãos de promoção da igualdade racial, fórum de gestores, conselhos e ouvidorias); Leonor Araújo, subsecretária de Movimentos Sociais do Governo do Estado.
IV- Participação política e controle social: igualdade racial nos espaços de decisão; mecanismos de participação da sociedade civil no monitoramento das políticas de igualdade racial; Patrícia Rufino, subsecretária de Educação da Prefeitura de Cariacica.
10h50 – Intervalo.
11h – Mesa Redonda com os subtemas da conferência, visando a subsidiar os grupos com os temas.
12h – Debate.
12h30 – Almoço.
13h30 – Início dos grupos de trabalho.
Definição das propostas e fechamento dos relatórios.
16h – Café Cultural.
16h30 – Plenária final: apresentação e votação das propostas dos grupos de trabalho.
17h30 – Os participantes deverão reunir-se com os seus segmentos para escolher seus representantes que farão parte das delegações municipais. Aprovação das (dos) delegadas (os).
18h – Encerramento com ato cultural.
Mais informações: 3346-6374 ou [email protected]
Informações Adicionais:
Texto: Evandro Costalonga
Jornalista responsável: Marcelo Pereira