Procon fiscaliza estabelecimentos para evitar problemas com presentes do Dia dos Pais
Por Marketing, postado em 05/08/2013

Até a manhã desta segunda-feira (5), quatro autos foram expedidos durante fiscalização do Procon.FOTO: Semco/Lucas Calazans
Com as vitrines cheias de sugestões e promoções a apenas cinco dias para o Dia dos Pais, o Procon de Cariacica realiza uma fiscalização educativa de cunho punitivo a possíveis delitos do Código de Defesa do Consumidor (CDC). A visita que começou na última sexta-feira (2) seguirá por toda semana, na Avenida Expedito Garcia, em Campo Grande, principal comércio do município.
Preços em todas as peças expostas nas lojas, CDC à vista do cliente, emissão de nota fiscal, formas de pagamento facilmente visíveis e prazo para troca de mercadoria são alguns dos requisitos observados pelos fiscais do Procon. Até a manhã desta segunda-feira (5), quatro autos foram expeditos pelo órgão, todos mediante irregularidades encontradas nos estabelecimentos.
Segundo a coordenadora de fiscalização do Procon, Karoliny Masotti, quando a loja é autuada, é dado 10 dias para o lojista recorrer. “O que mais encontramos aqui em Campo Grande foi a falta de CDC, inexistência do número de telefone do Procon e falta de preços em algumas mercadorias. Nosso foco é estabelecer boas condições de compra ao consumidor”, comentou.
Em uma loja de óculos, a gerente Aliadni Pereira, 29 anos, achou ótima a fiscalização. “Além de gerente de um estabelecimento comercial, eu também sou consumidora e, por isso, aprovo a fiscalização com certeza”, comentou. Outro que aprovou o trabalho do Procon foi o gerente de uma loja de roupas, Rodrigo Passos, 25. “Existe muita gente ilegal no mercado e a atuação dos fiscais faz com que os clientes saibam qual loja está em dia. Isso dá uma credibilidade maior para o estabelecimento na hora da venda”, falou.
A consumidora Gleidiana Santos Mattos, 32, afirmou que nunca vai pra casa sem a nota fiscal. “Sempre peço a nota e observo a data limite para troca. Ainda não comprei o presente do meu pai, mas estou pesquisando”, relatou. Já Adilson Nietto, 42, disse que preço disponível nos produtos é a opção que mais lhe agrada. “O consumidor quer facilidade na hora da compra. E os preços têm que está à vista para ajudar a ter mais praticidade e rapidez na escolha”, contou.
Dicas do Procon aos consumidores:
- Pesquise antes de realizar a compra;
- Procure saber, no ato da compra, as políticas da empresa em relação a possíveis trocas (prazo, motivos e etc);
- Evite comprar por impulso pois o arrependimento (exceto das compras realizadas via internet) não é motivo para devolução de valores;
- Em caso de eletroeletrônicos, procure saber a voltagem adequada de sua residência;
- Não se esqueça de requerer e guardar a nota fiscal, uma vez que ela é a garantia dos seus direitos. Portanto, evite estabelecimentos que não as emitam;
- Compre de acordo com seu orçamento a fim de evitar o superendividamento.
Procon de Cariacica:
Endereço: Rua João Lopes Rogério, 6, Edifício Christi, primeiro andar, Campo Grande
Referência: em cima da Farmácia Popular de Campo Grande
Informações: 3346-6324 e 3346-6307
Dia dos Pais
Galeria de imagens
Semco/Lucas Calazanss
Informações Adicionais:
Texto: Lorena Zanon
Jornalista responsável: Marcelo Pereira