Xadrez integra o Projeto Esporte no Campo e auxilia no aprendizado de alunos
Por Marketing, postado em 02/08/2013
![Para treinar o xadrez e participar dos Jogos Estudantis, alunos realizam competições internas.FOTO: Divulgação](http://www.cariacica.es.gov.br/wp-content/uploads/2014/08/xadrex.jpg)
Para treinar o xadrez e participar dos Jogos Estudantis, alunos realizam competições internas.FOTO: Divulgação
Em contribuição ao Projeto Esporte no Campo, a Escola do Campo e Estação de Ciência Margarete Cruz Pereira, de Roda D’água, está desenvolvendo com alunos do 6º ao 9º anos, por meio do apoio às práticas esportivas, atividades de xadrez. As aulas ocorrem semanalmente no laboratório de informática e tem os objetivos de estimular o raciocínio matemático, aumentar a concentração, cooperação e socialização. As disciplinas envolvidas são Matemática, Inglês e Educação Física.
Aproximadamente 50 alunos participam das aulas. Eles são divididos por categoria de faixa etária. Ao todo, 60 partidas já foram realizadas pelos grupos formados. No dia 29 de julho, foi realizado um festival interno com os estudantes.
“Fizemos premiação com medalhas como forma de reconhecimento pela dedicação deles. E neste mês de agosto, os mais preparados participarão dos Jogos Estudantis Municipais (Jemc), realizados pela secretaria de Educação (Seme)”, comentou a diretora da escola, Mara Regina Miranda Martins.
Esporte no Campo
O Projeto Esporte no Campo foi implantado em março deste ano. Por meio do apoio às práticas esportivas, ele contribui para o desenvolvimento integral dos estudantes e auxilia no aprendizado teórico. As atividades contempladas, além do xadrez, são: futsal, atletismo, xadrez e badminton (esporte semelhante ao tênis, praticado com raquete e uma peteca). O Esporte no Campo compõe o “Vivências Educativas”, projeto macro e de caráter permanente na escola, que funciona em horário integral, de 8h às 16h.
Escola do Campo
A Escola do Campo é a única escola rural em tempo integral de Cariacica e boa parte da alimentação dos alunos é retirada da horta que eles mesmos cuidam. Anexo à escola funciona o Observatório Astronômico de Cariacica, que atende escolas da rede municipal e particular.
Além disso, recebe professores e pesquisadores da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). A Escola do Campo e Estação de Ciência Margarete Cruz Pereira tem parceria com o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), Reserva Duas Bocas e ArcelorMittal de Cariacica.
Informações Adicionais:
Texto: Lorena Zanon
Jornalismo responsável: Brunella França