Desligamento automático dos computadores economizará energia elétrica

Desligamento automático das máquinas será responsável por economia de energia.FOTO:  Divulgação

Desligamento automático das máquinas será responsável por economia de energia.FOTO: Divulgação


Já imaginou quanto pode custar deixar seu computador ligado o dia inteiro? Sem parar para pensar nisto, muitas pessoas têm o hábito de não desligar o equipamento, em casa ou no trabalho, imaginando que seja um gasto pequeno. Comodidade, distração e outros motivos também levam usuários a não desligar seus computadores, o que pode custar caro no fim do mês.


Alguns especialistas afirmam que, em pausas pequenas de uso, realmente não vale a pena o desligamento da máquina. Porém, quando o intervalo sem uso for maior que uma hora, esta é a indicação.


Como exemplo, para mostrar quanto isto custaria, um computador de cofiguração básica, equipado com fonte alimentadora de 248W de potência real, ligado 24 horas por dia, durante trinta dias, consome energia que elevaria uma conta residencial em cerca de R$ 56,25. Agora, imagine este gasto multiplicado por 320 máquinas?


Este é o número de computadores instalados apenas no palácio municipal da Prefeitura de Cariacica. A novidade é que o poder municipal, por meio de um ação realizada pela subsecretaria de Tecnologia da Informação (SubTI), instalou um sistema que desligará automaticamente os computadores que estiverem fora de uso, o que causará uma economia de cerca de 3.896 KW por mês, ou 8,7% de toda energia gasta no prédio.


A Coordenação de Infraestrutura chegou a esses números após uma medida simples, porém de extrema eficácia, que trará economia de recursos financeiros e físicos. Alguns softwares que foram instalados no servidor da rede administrativa permitiram averiguar que grande parte dos usuários internos mantinham seus computadores ligados durante a noite, ou seja, por um longo tempo de inatividade.


Agora, outro programa instalado executará uma rotina todas as noites, às 23hs, de forma automática. Um comando será enviado a todos os computadores desligando-os de forma segura. A mesma medida foi adotada em todos os computadores ligados a rede corporativa, nas unidades fora do palácio municipal. Além de economia na conta, a expectativa é que a vida útil destes equipamentos cresça por volta de dois anos.


O subsecretário de Tecnologia da Informação, Michel Silva, comemora mais uma realização de sua equipe. “Entendemos que a Tecnologia da Informação é uma ferramenta importante e atuante em todos os setores e serviços prestados ou contratos pela administração atual. Uma de suas funções é ser um braço de tomada de decisões da administração”, conclui Silva.


Informações Adicionais:
Texto: Marlon Marques
Jornalista responsável: Brunella França