Creas de Itacibá está sendo ampliado para melhor atender a população

Secretário de Assistência Social, Douglas Lopes (de azul, em pé), visitou unidade na manhã desta sexta-feira (2).FOTO: Semco/Lucas Calazans

Secretário de Assistência Social, Douglas Lopes (de azul, em pé), visitou unidade na manhã desta sexta-feira (2).FOTO: Semco/Lucas Calazans


Dentro de dez dias o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), de Itacibá, estará ampliado. O segundo piso do imóvel está em obras e abrigará auditório com capacidade para 30 pessoas, sala de atendimento, coordenação, assessoria jurídica e setor administrativo. As novidades foram apresentadas ao secretário de Assistência Social do município, Douglas Lopes, que visitou as instalações na manhã desta sexta-feira (2).


Há 11 dias no cargo, o novo secretário da secretaria de Assistência Social (Semas) realiza uma série de visitas aos equipamentos ligados à Semas. Além do Creas de Campo Grande, visitado anteriormente, o secretário percorrerá, nas próximas semanas, os oito Centros de Referência de Assistência Social do município (Cras) e os três abrigos municipais.


“O objetivo é conhecer a estrutura de atendimento social para poder definir as estratégias de trabalho com conhecimento do que possuímos”, explicou Douglas Lopes. Segundo ele, em parceria com o Estado, Cariacica deverá receber dois novos Cras ainda este ano. Na visita desta sexta-feira, acompanhado da coordenadora do Creas de Itacibá, Elizabete Rangel, e do gerente de Proteção Social Especial de Média Complexidade do Creas, Wander Rodrigues das Merces, o secretário percorreu cada setor de atendimento da unidade, onde, em menos de dois meses de inauguração, são registrados até 25 atendimentos por dia, entre agendados e espontâneos.


O gerente e a coordenadora apresentaram os funcionários do Creas ao secretário, que também teve acesso à sistemática de atendimento de serviços como o de Medidas Socioeducativas; de Atendimento Misto; e do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi).


creasit1


 

“Temos equipes preparadas para acolhimento das demandas que aqui chegam. Estamos potencializando os atendimentos em grupo, envolvendo não só a vítima, mas a família como um todo”, esclareceu Elizabete Rangel. Segundo ela, com a ampliação do espaço físico do Creas, será possível a realização de oficinas, capacitações e reuniões no local.


 

 

Creas Itacibá


Cariacica contava com um Creas, em Campo Grande, e ganhou seu segundo Centro de Referência Especializado de Assistência Social – Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Creas - Paefi) – no último dia 5 de junho, em Itacibá. O Creas consiste em uma unidade pública estatal de prestação de serviços especializados e continuados a indivíduos e a famílias que tiveram seus direitos violados, promovendo a integração de esforços, recursos e meios para enfrentar a dispersão dos serviços e potencializar a ação para os seus usuários. Para isso, envolve um conjunto de profissionais e processos de trabalhos que devem ofertar apoio e acompanhamento individualizado especializado.


O Creas de Itacibá conta com coordenador, assistentes sociais, assessor jurídico, psicólogos, educadores sociais, instrutores de oficinas, entre outros colaboradores, como porteiros, auxiliar de serviços gerais e motoristas. Desde a inauguração, o município de Cariacica e os usuários da assistência social ganharam em qualidade de atendimento das demandas de média complexidade na área social, pois as famílias que são das regiões próximas a Itacibá serão referenciadas no novo Creas, garantindo o fortalecimento dos vínculos comunitários e uma maior proximidade com o Sistema de Garantia de Direitos dessa região.


Foram utilizadas as divisões das Regiões dos Conselhos Tutelares como referência de divisão para as demandas, ficando então os bairros dos Conselhos Tutelares I e II referenciados ao Creas de Itacibá; e os bairros dos Conselhos Tutelares III e IV como referência do Creas de Campo Grande. Com a divisão das demandas por Creas, ocorre também a redução de demandas por técnicos, possibilitando um atendimento mais efetivo.


Atendimentos do Creas


- Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi): oferece apoio, orientação e acompanhamento de famílias em situação de violação de direitos.


- Serviço de Proteção Social a Adolescentes e Jovens em Cumprimento de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida e Prestação de Serviço à Comunidade (LA/PSC): atendimento especializado e acompanhamento de jovens e adolescentes que cometeram ato infracional, encaminhados pela Vara da Infância e Juventude.


- Prestação de Serviço à Comunidade (LA/PSC): atendimento especializado e acompanhamento de jovens e adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas, determinadas judicialmente.


- Serviço Especializado em Abordagem Social: monitoramento e busca ativa no município para identificar nos territórios, situação de rua, mendicância, incidência de trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes, dentre outras. Busca de reinserção familiar e resolução de necessidades imediatas e inserção na rede de serviços socioassistencial, na perspectiva da garantia de direitos.


- Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti): articula ações que objetivam a retirada de crianças e adolescentes de até 16 anos das práticas de trabalho infantil (exceto na condição de aprendiz, a partir de 14 anos).


- Proteção Social Especial ao Idoso e às Pessoas com Deficiência: promove a autonomia, a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida dos idosos e pessoas com deficiência com algum grau de dependência e que tiveram a limitação agravada por ocorrência de violação de direitos.


Serviço


Creas de Itacibá


Onde: Rua Hugo Musso, nº 8 (atrás do Banestes)
Telefone: 3346-6320 (agendamento feito pelo Creas de Campo Grande)
Horário: das 8h às 17h
Plantão de abordagem dos Creas: das 17h às 23h
Telefones: 8875-1261 e 3346-6329.



Visita ao Creas de Itacibá


Galeria de imagens


Semco/Lucas Calazans



Informações Adicionais:


Texto: Evandro Costalonga


Jornalista responsável: Brunella França