Um consórcio para modernizar a administração municipal da Grande Vitória

Prefeituras da Grande Vitória se reúnem pela primeira vez para deliberar sobre Consórcio que servira a todos os sete municípios.FOTO: Semco/Lucas Calazans

Prefeituras da Grande Vitória se reúnem pela primeira vez para deliberar sobre Consórcio que servira a todos os sete municípios.FOTO: Semco/Lucas Calazans


Modernização da administração pública e pensamento de região metropolitana além dos padrões aplicados hoje. Estes foram os motes da primeira reunião convocada pelo diretor para assuntos da Região Metropolitana da Grande Vitória da Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes) e prefeito de Cariacica, Geraldo Luzia Júnior.


A conversa foi marcada pelo elaboração de um estudo para a formação de um consórcio entre os sete municípios que compõem a região que, além de Cariacica, tem a capital Vitória, Vila Velha, Serra, Fundão, Viana e Guarapari. O objetivo da união entre as cidades é conseguir maior agilidade e capacidade de manobra, sendo representados em diversos setores não de forma individual, mas coletiva.


Sentados à mesa estiveram os prefeitos de Serra, Audifax Barcelos, de Vila Velha, Rodney Miranda, além de representantes da Prefeitura de Vitória. Entre os assuntos de maior relevância, a compra mais barata de materiais e serviços, aquisição de remédios, obtenção de recursos federais, além de planejamento estrutural das sete cidades como uma só foram os principais eixos. Porém, o consórcio deverá agir regido por temas. Mobilidade urbana, saneamento básico, esgoto, resíduos sólidos e saúde foram alguns dos temas considerados mais importantes.


O prefeito de Cariacica enalteceu este passo dado pelas prefeituras e entende que esta é a melhor forma de administrar a região. “Nós vivemos numa metrópole e temos que aprender a comandar nossas cidades como partes dela. Não podemos nos isolar. Decisões tomadas em conjunto serão melhores para todos”, afirmou.


O modelo levado à reunião, como exemplo de implantação de consórcio entre municípios, é o implantado na região metropolitana de Porto Alegre (RS). Depois de afinados com os principais assuntos a serem definidos, os prefeitos capixabas definirão cronograma para a criação de uma legislação própria.


À reunião não compareceram representantes de Fundão, Viana e Guarapari, que devem participar em um segundo encontro. Assim como o Governo do Estado, que também é esperado. Segundo os prefeitos, essa parceria será de extrema importância. “Vale lembrar que esperamos sentar com o Governo do Estado para mostrarmos que ficaremos mais fortes trabalhando juntos. Não chamamos ainda por ser um primeiro encontro, mas contamos com a presença estadual em nossas decisões”, disse o prefeito de Vila Velha, Rodney Miranda.


Geraldo Luzia lembrou também que a região metropolitana concentra a maior parte da população, cerca de 50% de todo o Estado. Este número dá margens à negociações diferenciadas junto ao governo.


Diretoria da Amunes


O prefeito Geraldo Luzia Júnior, o Juninho, foi eleito, em abril deste ano, pelos prefeitos da Região Metropolitana da Grande Vitória como seu diretor junto à Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes), com mandato para o biênio 2013-2015.


A Amunes é uma entidade representante dos interesses municipais junto a entes estaduais e federais. O papel de unificar necessidades comuns é importante para a conquista de auxílio governamental, tanto com recursos, quanto com políticas de incentivo para solução dos problemas municipais.


A diretoria da região metropolitana congrega Cariacica, Vitória, Vila Velha, Serra, Fundão, Guarapari e Viana.



Informações Adicionais:
Texto: Marlon Marques
Jornalista responsável: Marcelo Pereira