Lideranças sugerem ações para construção dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio
Por Marketing, postado em 01/08/2013
![Nos grupos, os participantes indicaram qual o compromisso que poderiam assumir para atingir as metas do milênio.FOTO: Semco/Lucas Calazans](http://www.cariacica.es.gov.br/wp-content/uploads/2014/08/Grupo2.jpg)
Nos grupos, os participantes indicaram qual o compromisso que poderiam assumir para atingir as metas do milênio.FOTO: Semco/Lucas Calazans
O Seminário de Mobilização para a Municipalização dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) em Cariacica abriu espaço para as lideranças do poder público e da sociedade civil organizada indicarem ações que contribuam na melhoria da qualidade de vida da população. O evento contou com a presença do prefeito, Geraldo Luzia Junior, o Juninho; o assessor de projetos especiais da Secretaria Geral da Presidência da República, Mauricio Dutra Garcia; o prefeito convidado da cidade de Brusque (SC), Paulo Roberto Eccel; o coordenador do comitê gestor do Núcleo do ODM-ES, Thelmo Lopes Sodré Filho e do secretário de Governo de município, Rafael Simões, além de outras autoridades públicas municipais. O encontro aconteceu nesta quarta-feira (31), das 9h às 18h, no Sest/Senast, em Alto Lage.
Durante a manhã, os participantes assistiram à palestra do prefeito convidado da cidade de Brusque (SC), Paulo Roberto Eccel, que contou como desenvolveu os ODM por meio do Selo Social, incentivando a participação dos diversos setores da sociedade. Na ocasião, a secretária de Assistência Social e Habitação de Brusque, Patrícia Pycokz Freitas, também apresentou algumas experiências de sua pasta.
O segundo momento foi conduzido pelo o assessor de projetos especiais da Secretaria Geral da Presidência da República, Mauricio Dutra Garcia. Ele destacou a importância da municipalização da ODM. “Trabalhar nas localidades é uma estratégia para garantir a qualidade de vida dos moradores. É no município que a cidadania é fortalecida e que os resultados das políticas públicas são visíveis”, destacou. O assessor também apresentou a agenda de compromissos dos ODM – Governo Federal e Municípios 2013-2016. “Esta ferramenta ajudará a organização da administração municipal, com vistas ao cumprimento dos objetivos propostos. Nela estão disponíveis os projeto e programas do Governo Federal,” informou.
Anderson Cirillo, 34 anos, assistente técnico da secretaria de Educação e coordenador da Pastoral de Educação da Arquidiocese de Vitória, assim que soube do seminário teve interesse em participar. “É uma iniciativa muito nobre da prefeitura pois envolve toda a sociedade cariaciquense no cumprimento da meta proposta que são de interesse de todos. Assim, o poder público está cumprindo a sua missão de indutor do desenvolvimento da cidade,” pontua.
Participação
Após as explanações os presentes formaram Círculos de Diálogos, cujo objetivo foi sugerir soluções para os possíveis problemas existentes no município, definir e estruturar as primeiras intervenções para a construção dos ODM em Cariacica. Para tanto, foram formados oito grupos, baseado nos Objetivos do Milênio: acabar com a fome e miséria; reduzir a mortalidade infantil; melhorar a saúde das gestantes; combater a aids, a malária, e outras doenças; Educação básica de qualidade para todos; igualdade entre os sexos e valorização da mulher; qualidade de vida e respeito ao meio ambiente e todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento.
As educadoras da rede municipal de ensino, Vânia Maria Bastos da Silva, 50, e Sonany de Almeida Forrechi, 39, participaram do grupo sobre a educação básica. “Percebemos a dificuldades de vagas para as crianças de faixa etária de 4 a 6 anos. Por isso, indicamos a necessidade de ampliação nas vagas ofertadas. A discussão foi muito boa, agora é torcer para até 2016 as metas sejam alcançadas,” disse Vânia. Ambas destacaram que o diálogo em grupo foi válido com participação de várias educadoras. “Almejamos uma educação de qualidade, onde seja possível inserir novos alunos que se encontram fora das escolas,” defendeu Sonany.
Nos grupos, os participantes levantaram os aspectos positivos dos municípios sendo resultado da ação dos poderes públicos, de empresas, de organizações da sociedade ou de iniciativa dos cidadãos e indicaram qual o compromisso que poderiam assumir para atingir as metas do milênio. Também indicaram os desejos para o futuro da cidade e os pontos negativos que precisam acontecer mudanças. Por último, os componentes definiram uma proposta o seu objetivo, como, porque, quando poderá ser realizado, por quem e quanto. No final, alguns grupos apresentaram as propostas na plenária.
O material organizado pelos grupos foi entregue a Secretaria de Governo. Ela irá analisar as informações. Os dados servirão como base para o desenvolvimento dos Objetivos do Milênio. No entanto, ainda, será formada uma comissão municipal dos ODM para organizar o cumprimento das metas no município.
O coordenador do comitê gestor do Núcleo do ODM-ES, Thelmo Lopes Sodré Filho, parabenizou a realização do evento. “Estou convicto que o projeto após este seminário vai deslanchar. Importante ressaltar que a formação do núcleo é plural, aberto para quem desejar participar. Será importante a presença de representantes dos diversos seguimentos da sociedade”, finalizou.
Lideranças sugerem ações para construção dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio
Galeria de imagens
Semco/Claudio Postay e Mariana Gomes
Informações Adicionais:
Texto: Analine Izoton
Jornalista responsável: Marcelo Pereira